O deputado filho de brasileiros, George Santos - Win McNamee/Getty
Política internacional

Mãe de brasileiro eleito nos Estados Unidos não morreu durante o 11 de setembro

O republicano George Santos já teve outras alegações desmentidas nos últimos dias

Eduardo Lima, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 19/01/2023, às 16h43

O deputado federal norte-americano George Santos, eleito pelo Partido Republicano, tem mais uma mentira na conta. Filho de brasileiros, o trumpista disse que sua mãe, Fátima Devolder, teria morrido nos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

O New York Times informou que o site oficial do deputado alega que sua mãe estava trabalhando na Torre Sul do World Trade Center, mas que teria conseguido sobreviver ao atentado e veio a morrer de câncer anos depois. Porém, em julho de 2021, Santos publicou no Twitter, de acordo com o NYT, que o 11 de setembro teria custado a vida de sua mãe.

Agora, o UOL informa que mais documentos analisados pelo jornal norte-americano indicam que a mãe do republicano nem estava nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001, já que os arquivos mostram que ela saiu do país em 1999 e só foi voltar em 2003. George Santos ainda não se manifestou sobre as acusações.

Mais mentiras

Essa não é a primeira vez que o deputado mente sobre sua vida. Santos já afirmou ser judeu e disse que seus avós escaparam do Holocausto na Segunda Guerra Mundial, o que foi questionado pela Coalizão Judaica Republicana.

George Santos, que apoiou Bolsonaro, também admitiu ter mentido sobre seu currículo. Ele dizia ter estudado no Baruch College e trabalhado no banco Goldman Sachs. Ambas as informações foram desmentidas, e atualmente há uma pressão de democratas para que ele renuncie.

Estados Unidos Bolsonaro Trump política internacional George Santos

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência