Bernardinelli-Bernstein - Divulgação / NOIRlab / NSF / AURA / J. Da Silva
Astronomia

Maior cometa já descoberto segue em direção à Terra

O Bernardinelli-Bernstein foi avistado pela primeira vez no ano de 2014

Redação Publicado em 06/10/2021, às 08h05 - Atualizado às 08h05

Um dos maiores cometas já avistados na história está vindo em direção ao nosso planeta, segundo astrônomos. De acordo com informações da BBC, o corpo celeste recém-identificado possui 150 km de diâmetro, sendo cerca de 31 vezes maior do que os cometas que costumam ser descobertos.

Conforme informou a fonte, o Bernardinelli-Bernstein, como foi nomeado (em homenagem aos cientistas que o detectaram), foi avistado pela primeira vez no ano de 2014. No entanto, foi somente agora que os pesquisadores conseguiram identificá-lo, uma vez que, a princípio, ele foi confundido com um planeta anão.

Um dos responsáveis pela descoberta do corpo celeste, Gary Bernstein, realizou a seguinte declaração sobre o tema: "Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece."

"Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos", acrescentou o cientista. A medida que o cometa for chegando mais próximo da Terra será possível analisá-lo com maiores detalhes e, assim, entender melhor sobre o processo de formação do sistema solar.

Terra astronomia planeta cometa cientistas Sistema solar

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!