Manifestantes invadindo o Palácio do Planalto - Reprodução/Video
8 de janeiro

Mais 70 suspeitos pelos ataques em Brasília irão a julgamento na próxima semana

STF marcou recentemente as datas dos processos criminais pelos quais os acusados irão responder

Redação Publicado em 09/08/2023, às 14h14

Na semana que vem, entre os dias 14 e 18 agosto, outros 70 suspeitos de participarem dos atos golpistas que vandalizaram os prédios oficiais de Brasília no último dia 8 de janeiro irão a julgamento

A marcação das datas foi anunciada recentemente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e, segundo informado pelo G1, os processos criminais serão avaliados através de um plenário virtual. 

Os acusados são suspeitos de uma série de crimes diferentes, como deterioração de patrimônio tombado, associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União, entre outros. 

Além disso, existem alguns indivíduos prestes a serem julgados que teriam convocado pessoas a pegar em armas a fim de impedir Lula de assumir a presidência e feito sérias ameaças de violência direcionadas aos ministros do STF. 

Consequências do 8 de janeiro 

Uma grande quantidade de pessoas teve de responder na Justiça por suas ações durante o último mês de janeiro de 2023, quando um grupo golpista invadiu e vandalizou os prédios da Praça dos Três Poderes na intenção de impedir a posse do novo presidente após a derrota de Bolsonaro nas eleições. 

Ainda segundo o G1, 1.290 cidadãos já foram transformados em réus em conexão ao episódio, e um número ainda maior foi alvo de denúncias pela Procuradoria-Geral da República. 

Brasil julgamento notícias supremo tribunal federal atos golpistas

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro