O novo mapa-múndi do IBGE - Divulgação/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Mapa-múndi

Mapa-múndi com Brasil no centro do mundo é vendido pelo IBGE

A partir desta terça-feira, 16, o site do IBGE irá vender exemplares do novo mapa-múndi, que apresenta o Brasil no centro do mundo

Redação Publicado em 16/04/2024, às 14h42

A partir desta terça-feira, 16, o mapa-múndi produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta o Brasil no centro do mundo, estará disponível para venda. O formato A3, por exemplo, sai por R$ 10.

Na última semana, o mapa-múndi e a 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar foram lançados durante um evento na Casa G20, no Rio de Janeiro.

Em razão do sucesso do lançamento, o instituto recebeu uma série de pedidos e consultas sobre a disponibilidade do mapa. Para atender essa demanda, o IBGE vai comercializar o produto em sua loja virtual. 

Conforme repercutido pelo jornal Folha de Pernambuco, o mapa-múndi destaca as nações que compõem o G20 e que possuem representação diplomática brasileira, assim como informações básicas sobre o país, como população e extensão territorial

No futuro, o IBGE pretende comercializar o mapa em outros tamanhos, como A0 (118,9 x 84,1cm) e A1 (84,1 x 59,4cm).

Esta nova versão do Atlas Geográfico Escolar também será disponibilizada em formato digital no portal do instituto, com novidades na apresentação das informações.

Este material reúne dados sobre o clima, vegetação, uso do solo, divisões políticas e regionais, características demográficas, indicadores sociais, economia e redes, além da diversidade ambiental do Brasil e de mais de 180 países.

Novidades

Com mais de 200 mapas físicos, políticos e temáticos, tanto do Brasil quanto do mundo, a edição também destaca os territórios quilombolas e a distribuição de populações indígenas. Além de fornecer informações sobre a cobertura e o uso da terra, assim como a situação das espécies ameaçadas de extinção.

Outra inovação está na inclusão de QR code na versão impressa da publicação, que direciona para gráficos interativos na versão digital, além de vídeos e links com conteúdos adicionais. Os leitores também poderão fazer o download do arquivo da versão impressa e realizar buscas por temas e palavras-chave.

Brasil representação IBGE cartografia mapa-múndi venda exemplares

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Caso Richthofen: Defesa de Cristian Cravinhos pede progressão ao regime aberto


União é obrigada a indenizar professor preso pela ditadura militar


Vaticano altera regras para investigações de supostos 'fenômenos sobrenaturais'