Ilustração de cometas passando pela Terra - Getty Images
Espaço

Material mais antigo da Terra é identificado em meteorito da década de 1960

O estudo feito por pesquisadores suíços e americanos mostra que os grãos de poeira seriam, inclusive, mais velhos que o Sol

Daniela Bazi Publicado em 14/01/2020, às 11h23

Após analises em um meteorito, cientistas descobriram o que seria o material mais antigo da Terra já localizado. Se trata de grãos de poeira que se encontravam dentro do fragmento de corpo celeste, e seriam mais velhos que a Terra e o Sol.

O aerólito pesquisado caiu na Austrália em 1969, e é chamado de meteorito de Murchison. Os grãos são amostras sólidas de estrelas, segundo o principal autor da pesquisa Philipp Heck, que também é curador do Field Museum de Chicago e professor na Universidade de Chicago.

A pesquisa foi feita por uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça, que descobriram 40 grãos pré-solares presentes no meteorito, descobertos após a medição do tempo em que o fragmento ficou exposto aos raios cósmicos presentes no espaço, que também deu a resposta sobre a idade das partículas.

De acordo com o estudo, a maioria dos grãos tem entre 4,6 e 4,9 bilhões de anos, com o mais velho contendo um idade de aproximadamente 7,5 bilhões de anos, sendo mais velhos que a Terra, que tem 4,5 bilhões, e o Sol, com 4,6 bilhões.

descoberta Terra Espaço sol astronomia meteorito

Leia também

Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mulher que vive em McDonald's no Leblon lança campanha de arrecadação online


Tecnologia permite conversar com sobreviventes do Holocausto por chamada de vídeo


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto


Cresce a cada ano a "porta de entrada para o submundo" na Sibéria


Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima