Prisão de Herlinda Bobadilla em Honduras - Divulgação/Youtube/videosproceso
Personagem

Matriarca acusada de ser líder de clã de narcotraficantes é presa em Honduras

Herlinda Bobadilla seria a chefe do clã Montes, cujo fundador tinha ligações estreitas com o cartel de drogas de Cali

Redação Publicado em 16/05/2022, às 14h29

Uma mulher acusada de ser líder de um clã de narcotraficantes foi presa pela polícia de Honduras nesta segunda-feira, 16, após um tiroteio nas montanhas do país em que um de seus filhos foi morto.

A autoridades acreditam que Herlinda Bobadilla, de 61 anos, chefiava o clã Montes, um dos maiores cartéis de narcotráfico de Honduras, formado por ela e seus quatro filhos, que recebe carregamentos de cocaína da América do Sul.

Tito Montes, que também teria feito parte do cartel, foi morto durante a ação, mas outro filho da matriarca, Juan Carlos Montes, de 35 anos, permanece foragido, segundo reportou a BBC News.

O Departamento de Estado dos EUA havia solicitado que Bobadilla e os dois filhos fossem extraditados para o país, oferecendo uma recompensa de US$ 5 milhões, cerca de R$ 25 milhões, por cada um deles.

Após a oferta, a polícia de Honduras passou a receber uma série de denúncias sobre o caso, localizando os suspeitos nas montanhas da província de Colón e logo enviando forças especiais até a área.

A prisão

Em nota, as autoridades do país disseram que a prisão da mulher aconteceu após um “intenso confronto” e a morte do filho dela ocorreu "quando abriu fogo contra agentes de operações especiais".

Como destacou a reportagem, o clã Montes teria sido fundado nos anos 1980 pelo hondurenho Pedro García Montes, que possuía relações próximas com o famoso cartel de drogas de Cali, na Colômbia.

História Drogas prisão narcotráfico notícia Honduras Cartel Herlinda Bobadilla

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Vila de Joseph Goebbels, ministro de Hitler, pode ser doada; entenda!


Nova série sobre a vida de Gandhi é inspirada em ‘The Crown’, entenda!