Rei Charles III - Getty Images
Rei Charles III

Meio ambiente: Rei Charles III pode ser influência em questões sobre o assunto

A coroação do rei Charles III acontecerá amanhã na Abadia de Westminster, em Londres

Redação Publicado em 05/05/2023, às 14h50

No próximo sábado, 6, na Abadia de Westminster, em Londres, o Rei Charles III será coroado em uma cerimônia voltada para a ação. Com isso, ao assumir novas responsabilidades e compromissos como chefe de Estado do Reino Unido, Charles deverá deixar alguns hábitos de quando era príncipe, e dentre eles, encontra-se seu ativismo nas causas ambientais. 

Porém, por ser uma personalidade de grande influência, o mesmo pode utilizar deste diferencial para fazer com que a agenda ecológica avance.

O filho da rainha Elizabeth II fez sua primeira aparição pública para discursar sobre o tema em 19 de fevereiro de 1970, há 53 anos, quando na ocasião ele lançou o Ano Europeu de Conservação no País de Gales.

Além disso, naquela época, o monarca abordou ainda problemas que se relacionam com a questão da conservação, podendo ser citado entre eles a escassez de recursos, a poluição e o lixo. O rei ainda colocou em pauta algumas soluções, mas, com o passar do tempo, reconheceu que a barreira humana poderia impedir a realização delas. 

Discurso   

Em parte do discurso de 1970, o rei Charles III dizia:

Um dos problemas mais básicos são as pessoas. Por mais cuidadoso que você planeje ou proponha, inevitavelmente, em algum momento, você se deparará com a natureza humana e obstáculos impenetráveis de obstinação e preconceito. São dificuldades que devem ser vistas e levadas em consideração.”

Além disso, o envolvimento do rei com tópicos ambientais tem outras vertentes. Ele também se envolveu na área ambiental por meio da Prince’s Foundation, que visa buscar pelo equilíbrio, a ordem e a relação dos seres humanos com a natureza, a Sustainable Markets, que foi criada para acelerar a transição do setor privado a um futuro sustentável, e ainda a Re:TV, que se trata de uma TV criada e que conta com uma programação com documentários e outras produções sobre a área ecológica. 

Ainda, em 2007, foi fundado o Prince’s Rainforest Project, que tem como objetivo ajudar no combate ao desmatamento em florestas tropicais, e, como consequência, o aumento das emissões de carbono.

Reino Unido Abadia de Westminster rei Charles III tópicos ambientais

Leia também

Paul McCartney entra para lista de bilionários do Reino Unido


França: ex-ministro é indiciado por tentativa de estupro


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque