Lula na cerimônia de posse - Reprodução/Vídeo/YouTube
Lula

Menos armas por pessoa: Lula muda regras de armamento

Em seu primeiro dia na presidência, o político reavaliou diversas das medidas aprovadas durante o mandato de Bolsonaro

Redação Publicado em 02/01/2023, às 14h58

Após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva no último domingo, 1, o novo presidente do Brasil já realizou diversos atos em que modificou ou revogou as medidas aprovadas durante o mandato de Jair Bolsonaro

Um dos decretos a sofrer mudança diz respeito ao armamento da população. Após a revisão de Lula, o número de armas que cada brasileiro pode ter foi reduzido de seis para três. 

O político também trouxe de volta a obrigatoriedade de um documento chamado "comprovante de efetiva necessidade" durante a compra desses objetos, o que havia sido flexibilizado durante o governo anterior. 

Uma outra modificação importante é o retorno de maiores limitações ao transporte de armas carregadas. Conforme apurado pelo portal O Globo, os cidadãos que estiverem a caminho de clubes de tiro precisarão transportar suas armas sem a munição dentro.

A guia de trânsito não autoriza o porte da arma, mas apenas o seu transporte, desmuniciada e acondicionada de maneira a não ser feito o uso e, somente, no percurso nela autorizado", afirma o documento. 

Mais mudanças a caminho

As edições de Lula no decreto incluem ainda a criação de uma equipe de representantes de diversos órgãos que ficarão responsáveis por revisar o Estatuto do Desarmamento brasileiro no decorrer de dois meses. 

Estão incluídos neste grupo diversos ministérios, como da Defesa, da Justiça e da Fazenda, assim como a Polícia Federal, diversos Conselhos de segurança pública e até mesmo ONGs que atuam na área. 

Brasil armas notícias Jair Bolsonaro Lula novo governo Estatuto do Desarmamento

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro