Mensagens sexistas e suástica em banheiro - Divulgação / Redes sociais
Nazismo

Mensagens misóginas e suástica nazista são encontradas em banheiros da UFSC: 'Episódio de ódio'

Segundo professor da UFSC, ataques racistas, misóginos e antissemitas são recorrentes na instituição

Redação Publicado em 28/10/2022, às 16h04

Banheiros da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foram riscados com mensagens nazistas e misóginas quase uma semana após dois alunos terem sido presos por suspeita de integrarem um grupo neonazista.

De acordo com o portal de notícias UOL, as mensagens contra mulheres e judeus apareceram em dois campos da instituição. Na segunda-feira, 24, foi registrada a primeira ocorrência, no banheiro do Centro de Ciências Jurídicas. Lá foram encontradas frases dizendo que mulheres deveriam ser "mortas e estupradas".

Na tarde de ontem, 27, surgiram em um banheiro do Centro Técnico de Joinville algumas suásticas e a frase pejorativa usada por nazistas "Maus Jude" (ratos judeus). O caso foi denunciado nas redes sociais pelo líder do Movimento Estudantil UFSC CTJ, Lucas Olibio. "Mais um episódio de ódio", escreveu o jovem.

Segundo o portal de notícias, a assessoria de imprensa da universidade disse que está "reunindo informações e avaliando se haverá alguma manifestação oficial".

Casos são recorrentes

Conforme declarou o professor do curso de direito Rodrigo Sartoti, o caso das mensagens nos banheiros da instituição não é isolado.

Nos últimos anos presenciamos atos de misoginia contra uma professora, atos de nazismo com uma suástica desenhada em cartazes, atos de racismos nos corredores, além de outros episódios", disse o professor.

"É preciso que a gente se olhe enquanto faculdade e enquanto estado. Por que Santa Catarina é o estado com mais células nazistas? Por que isso está ocorrendo dentro da faculdade de direito da UFSC?", questionou Sartoti.

Nazismo mulheres machismo banheiro mensagens UFSC suastica

Leia também

Homem tem solução criativa após ser obrigado a esconder barco na entrada de casa, veja!


Stalker de MG acreditava em relacionamento amoroso e visitava os mesmos locais de médico


Após polêmica, perfil de Donald Trump retira vídeo sobre ‘Reich unificado’


Quase 40 pessoas são mortas por homens armados na Nigéria


Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’


Novo estudo confirma teoria de Einstein sobre buracos negros