Foto de Júpiter tirada pelo telescópio Hubble - Divulgação/NASA, ESA, and A. Simon (GSFC)/Creative Commons
Astronomia

Missão JUICE é lançada, com o intuito de explorar Júpiter e suas luas

Missão da Agência Espacial Europeia foi lançada nesta sexta, 14, em foguete lançado da Guiana Francesa

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/04/2023, às 15h25

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla original em inglês) lançou nesta sexta-feira, 14, a missão JUICE, que tem como objetivo explorar o gigante gasoso Júpiter e três de seus satélites naturais.

O nome da missão, JUICE, é uma sigla para Jupiter Icy Moons Explorer, que, em uma tradução livre, significa "explorador das luas geladas de Júpiter". Uma espaçonave foi enviada a bordo de um foguete Ariane 5, que, segundo informações da CNN, foi lançado do porto espacial europeu de Kourou, na Guiana Francesa.

Depois de 28 minutos de lançamento, a espaçonave da missão se separou do foguete, e vai começar a implantar painéis solares, antenas e outros instrumentos. Após instalar todos os equipamentos, a máquina ainda passará por testes durante três meses. A missão só alcançará o maior planeta do nosso sistema solar daqui a oito anos.

Chegando lá

Para chegar a Júpiter, a espaçonave da missão JUICE usará alguns estilingues gravitacionais na Terra, na Lua e em Vênus para ajudar na jornada até o gigante gasoso. Em 2031, quando chegar ao seu destino, os equipamentos da missão irão orbitar o planeta durante três anos e meio, realizando sobrevoos em três de seus satélites naturais: as luas Ganimedes, Calisto e Europa.

Ao fim de sua missão, a JUICE orbitará Ganimedes, e será a primeira espaçonave a orbitar um satélite natural que não seja a Lua no nosso sistema solar. A parte das "luas geladas" do nome faz referência à superfície coberta de gelo desses três satélites, que poderiam conter oceanos subterrâneos com potencial para abrigar vida.

Outra missão irá para Júpiter, a ser lançada no próximo ano. A Europa Clipper, da NASA, provavelmente vai chegar no planeta gasoso em abril de 2030 e vai realizar cerca de 50 sobrevoos da lua de Europa, planejando chegar tão próximo quanto 25 quilômetros da superfície do satélite natural.

Espaço Júpiter missão foguete astronomia satélite natural Agência Espacial Europeia luas

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA