Catedral de Chartres, França - Andrew Tallon
Tecnologia

Mistérios de catedrais góticas são desvendados com lasers

Historiador de arte usou tecnologia de lasers para entender a construção de obras arquitetônicas da época medieval

Joseane Pereira Publicado em 16/04/2019, às 13h27

Por volta de 1160, o bispo de Paris, Maurice de Sully, encomendava a construção do imenso complexo da Catredal de Notre-Dame. Séculos de construções, reformas e reconstruções se seguiram, e os nomes dos primeiros construtores dessa obra-prima estão perdidos para sempre. Hoje em dia, treze milhões de pessoas visitam anualmente a Catedral, entrando por enormes portas de madeira e se deparando com paredes cercadas de vitrais e um teto apoiado por delicadas costelas de pedra.

Se a sua magnificência é bem aparente, existem muitas estruturas ocultas nessa e em outras construções góticas. Isso é o que tentou desvendar o historiador da arte Andrew Tallon, especialista em tecnologia digital para recriação de edifícios medievais, cujo trabalho tem revolucionado nossa compreensão sobre essas construções. Tallon -- que faleceu em 2018 aos 49 anos vítima de câncer no cérebro -- escaneou mais de 45 edifícios históricos com seus lasers, desconstruindo a arquitetura gótica para compreender a mente dos construtores medievais.

Escaneamento a laser da Catedral de Notre Dame / Divulgação

O poder do laser

Por muito tempo, as ferramentas usadas para medir edifícios medievais eram quase tão antigas quanto os próprios prédios: prumo, cordel, réguas e lápis. Usar esses aparelhos era tedioso e custava horas aos pesquisadores, que não retiravam resultados tão precisos. As digitalizações a laser, com sua grande precisão e capacidade de mapear um grande espaço em período curto, não têm deixado a desejar. Montado em um tripé, o feixe de laser varre o espaço medindo a distância entre o scanner e todos os pontos atingidos. Cada medida é representada por um ponto colorido, que cumulativamente cria uma imagem tridimensional do prédio. "Se você fizer o trabalho corretamente, o escaneamento tem imprecisão de apenas cinco milímetros", explicou Tallon sobre seu trabalho. Dadas as colossais proporções das catedrais, essa conquista é simplesmente notável.

Outros edifícios

As primeiras tentativas de varredura a laser de um edifício gótico se deu em 2001, na Catedral de Beauvais, ao norte de Paris. Os pesquisadores da Universidade de Columbia Peter Allen e Stephen Murray, idealizadores do projeto, tentaram refazer a igreja gótica sem sucesso: "O scanner subiu em uma nuvem de fumaça, e naquele momento as pessoas não sabiam como processar os dados em um modelo tridimensional gerenciável", afirmou Murray à época.

Catedral de Beauvais, França / Créditos: Reprodução

Outro trabalho foi o escaneamento da Catedral Nacional de Washington, DC, feito por Tallon em 2015. Ele procurava evidências de imperfeições propositais na Catedral, seguindo a teoria do historiador William Goodyear de que tais imperfeições conferiam um maior fascínio às catedrais góticas. E falhas intencionais realmente foram encontradas: embora a maior parte da estrutura fosse perfeita, as grandes colunas centrais foram construídas ligeiramente para fora, desalinhando o coro (espaço onde se encontra o altar-mor) da nave (ala central onde se reúnem os fiéis). Para Tallon, na mente desses construtores, "havia um imperativo bíblico, moral para a construção do edifício, porque suas pedras seriam diretamente identificadas com as pedras da Igreja".

"Eu gosto de pensar que este trabalho de escaneamento a laser, e inclusive alguns dos meus estudos mais convencionais, se esclarece com esse importante mundo de espiritualidade. É uma ideia muito bonita", explicou o historiador em vida.

tecnologia laser Andrew Tallon Construções góticas catedrais

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada