Plymouth Rock grafitada com tinta vermelha - Divulgação
Estados Unidos

Monumento histórico que marca a chegada dos ingleses à América é danificado com spray

Localizado no estado Massachusetts, nos Estados Unidos, a Plymouth Rock simboliza o desembarque dos Peregrinos de Mayflower, em 1620

Alana Sousa Publicado em 18/02/2020, às 12h30

O monumento histórico Plymouth Rock foi alvo de vandalismo nesta última semana. A pedra, localizada no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, simboliza a chegada de William Bradford e dos Peregrinos de Mayflower, responsáveis por fundar a Colônia de Plymouth, em 1620.

As autoridades não possuem pistas ou suspeitos pelo crime. Mas acreditam que a ação foi realizada no último dia 10, quando os infratores invadiram o local onde a rocha está em exibição pública, no Memorial Park Pilgrim.

A Plymouth Rock foi grafitada com uma tinta vermelha, podem-se observar palavras e números, que ainda não foram decifrados. Além da relíquia histórica, “uma estátua e um banco também foram marcados”, segundo o relatório oficial da polícia da região.

Plymouth Rock antes do vandalismo, onde é possível ver a data da chegada dos colonos / Crédito: Wikimedia Commons

 

Os viajantes ingleses foram essenciais para o desenvolvimento da cidade de Plymouth — também inventaram o Dia de Ação de Graças — e a polícia trabalha com a hipótese de um possível tipo de protesto, afinal essa não é a primeira vez que o monumento é danificado. Em 214, a pedra foi manchada com a palavra “mentira”, e por duas vezes o artefato foi enterrado por ativistas dos direitos dos nativos americanos, como forma de mostrar a destruição causada a seu povo pelos colonos.

“O Departamento das equipes de Conservação e Recreação estão lavando o Plymouth Rock”, informou a jornalista Julianne Lima, que está cobrindo o caso. Será necessário um trabalho minucioso para recuperar a pedra sem causar estragos maiores, enquanto isso, a busca pelos delinquentes continua.

Estados Unidos História monumento Crime ingleses vandalismo colonos

Leia também

A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada