O arquiteto Ruy Ohtake - Henrique Boney via Wikimedia Commons
Personagem

Morre aos 83 anos Ruy Ohtake, um dos maiores arquitetos contemporâneos do país

Arquiteto, filho da artista plástica Tomie Ohtake, foi responsável por mais de 300 projetos no Brasil, como os hotéis Unique e Renaissance na capital paulista

Isabela Barreiros Publicado em 27/11/2021, às 12h21

O arquiteto Ruy Ohtake morreu na manhã deste sábado, 27, aos 83 anos, em decorrência de um câncer de medula, uma mielodisplasia. O irmão, Ricardo, e a assessoria de Ruy confirmaram a morte.

"Para Ruy, arquitetura era uma obra construída. E ele deixou uma quantidade muito grande de obras como legado", disse Ricardo.

Como informa o g1, o velório de Ruy será realizado de forma privada apenas para a família, em sua residência. Após o velório fechado, ele será cremado.

Filho da artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake, é considerado um dos mais importantes arquitetos contemporâneos do país e já recebeu uma série de prêmios, incluindo o Prêmio Carlos Millan, do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) pelo conjunto da sua obra em 1971.

O arquiteto foi responsável por mais de 300 projetos por todo o Brasil e alguns dos mais icônicos estão na capital paulista. Entre eles, destacam-se o hotel Renaissance, o hotel Unique e o Instituto Tomie Ohtake.

O Instituto Tomie Ohtake em São Paulo / Crédito: Monica Kaneko via Wikimedia Commons

 

Os edifícios assinados por Ohtake são reconhecidos por todo o país por suas cores marcantes e formas geométricas bem definidas. Ele pensou prédios comerciais, casas e até mesmo parques, como o Parque Ecológico do Tietê.

Brasil São Paulo História arquitetura notícia Ruy Ohtake Instituto Tomie Ohtake

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?