O astronauta da NASA Frank Borman - Wikimedia Commons/NASA
Frank Borman

Morre, aos 95 anos, o astronauta que comandou a primeira missão ao redor da Lua

Frank Borman também ficou conhecido por ter estabelecido o recorde de 14 dias no espaço durante a missão Gemini 7, em 1965

Giovanna Gomes Publicado em 10/11/2023, às 07h41

Faleceu aos 95 anos de idade, Frank Borman, o astronauta da NASA que comandou a missão Apollo 8 em 1968, a primeira viagem espacial tripulada ao redor da Lua, conforme anunciado pela agência espacial dos Estados Unidos nesta quinta-feira, 9. A morte do americano se deu em 7 de novembro em Billings, Montana (noroeste), de acordo com informações divulgadas em um comunicado da agência espacial.

"Hoje recordamos um dos melhores da NASA", afirmou o administrador da agência, Bill Nelson, conforme citado na declaração. "Seu amor de toda a vida pela aviação e exploração foi apenas superado pelo amor à sua esposa Susan", acrescentou.

Nascido na cidade de Gary, Indiana, em 14 de março de 1928, Borman deu início à sua trajetória profissional na Força Aérea dos Estados Unidos, onde desempenhou as funções de piloto de caça e de testes, além de assumir a posição de professor adjunto de termodinâmica na Academia Militar de West Point.

Pioneiro

Contudo, como destacou a agência de notícias AFP, a principal marca de Borman seria como pioneiro da exploração espacial, uma vez que ele alcançou o feito de permanecer 14 dias no espaço durante a missão Gemini 7, em 1965, em parceria com Jim Lovell. Durante essa missão, registrou-se o primeiro encontro espacial com a nave Gemini 6.

Posteriormente, Borman assumiu o comando da Apollo 8, tornando-se um dos três primeiros seres humanos, ao lado de Lovell e William Anders, a contemplar e fotografar a face oculta da Lua. Após sua carreira na NASA, o astronauta assumiu o cargo de CEO da Eastern Airlines.

Nasa notícias Espaço astronauta morre Gemini 7 Frank Borman Apollo 8

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA