O jacaré Saturn durante uma limpeza em suas instalações no zoológico - Zoológico de Moscou
Alemanha

Morre o jacaré Saturn, sobrevivente da Segunda Guerra Mundial

Acredita-se que o bichano resistiu a um bombardeio e fez parte do zoológico pessoal de Adolf Hitler entre 1943 e 1946

Wallacy Ferrari Publicado em 28/05/2020, às 13h13

O Zoológico de Moscou anunciou na segunda-feira, 25, que um de seus membros mais longevos havia falecido; Saturn, um jacaré de 84 anos. Nascido nos Estados Unidos em 1936, o animal foi levado para o zoológico de Berlim nos primeiros anos de vida. Além de ter durado muito mais do que a média de vida de um jacaré comum — que varia entre 30 e 50 anos — o bichano é relacionado a um importante fato histórico.

Em 1943, no auge da Segunda Guerra Mundial, um bombardeio dos Aliados durante a “Batalha de Berlim” acabou atingindo o zoológico que abrigada Saturn. Entre os 16 mil animais residentes, apenas 96 sobreviveram aos explosivos, sendo Saturn um deles. Devidamente catalogado, o animal foi levado para um local seguro do governo alemão e só reapareceu no zoológico de Moscou em 1946.

Durante os três anos que permaneceu sem registros, há rumores alegando que Saturn compôs o zoológico particular do líder nazista Adolf Hitler até ser deslocado com o fim da Guerra. O boato não era contestado pelos funcionários que cuidavam do animal após sua volta ao zoológico, que até promoviam a história com bom humor.

No comunicado da instituição, o jacaré foi descrito como pacífico e cooperava com os cuidadores, citando apenas um episódio de um cuidador inexperiente em 1970, que quase perdeu o braço tentando alimentá-lo. “Os animais não se envolvem em guerras ou política e é um absurdo culpá-los pelos pecados humanos”, acrescentou a nota.

Segunda Guerra Mundial Terceiro Reich animal jacaré Fuhrer Zoológico réptil

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência