Cientistas trabalham na restauração do caixão do rei - Divulgação
Egito Antigo

Mudança de local da múmia de Tutancâmon provoca polêmica no Egito

Os moradores da cidade de Luxor, no Egito, ficaram incomodados com a novidade

Nicoli Raveli Publicado em 07/03/2020, às 07h00 - Atualizado às 09h30

Depois de descansar mais de três mil anos no Vale dos Reis, Tutancâmon está prestes a voltar para casa. Recentemente, surgiram planos para levar a múmia do rei para Grande Museu Egípcio.

Os moradores de Luxor, no Egito, ficaram incomodados com a novidade. Para elas, a múmia irá ser afastada de sua casa e ficará a mais de 300 quilômetros de distância.

“Se ele deixar Luxor, todos em Luxor ficarão muito tristes porque Tutancâmon sempre esteve aqui. Desde que descobriram a tumba em 1922, ele nunca a deixou. Mesmo quando a múmia é examinada, isso é feito aqui no Vale dos Reis”, disse o egiptólogo e guia turístico Ahmed Rabie Mohamed.

O especialista também confirmou que as pessoas comentam nas redes sociais sobre a possibilidade da transferência. “As carruagens de Tutancâmon já foram levadas do Museu de Luxor para o Grande Museu e 36 caixões que encontramos também foram levados para o novo museu”, completou.

Ahmed afirmou que o valor para entrar em seu túmulo é de 300 libras. Porém, caso tirem a múmia do local, ninguém mais irá querer visitar. “Você não verá nada lá dentro, porque tudo foi transferido para o museu”.

Arqueólogo britânico Howard Carter trabalhando no sarcófago de Tutancâmon / Crédito: Divulgação

 

Ainda de acordo com o egiptólogo, a múmia deveria ficar no local que se encontra hoje. “Não o perturbe. Todo mundo que vem ao Vale dos Reis quer ver a múmia e algumas pessoas esperam ver a máscara da morte aqui, os santuários e o ouro. Acho que eles deveriam mudar mais aqui. Traga mais para Luxor, não tire de Luxor”.

Eltayeb Abbas, diretor de assuntos arqueológicos do Grande Museu Egípcio, também é de Luxor. Ele enfatizou que a múmia seria transportada de maneira muito cuidadosa e respeitosa para que não fosse danificada.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Tutancâmon e sua tumba cheia de tesouros,  Michael Cox (2012) - https://amzn.to/38wFwGp

Tutancâmon: o último segredo: O último segredo, Christian Jacq (2009) - https://amzn.to/38rT71x 

História do Egito Antigo,  Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/2PTvh8N

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Egito Antigo curiosidades transporte Múmia Tutancâmon Grande Museu Egípcio Desacordos

Leia também

Meghan e Harry comemoram aniversário de príncipe Archie com festa íntima


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Holocausto: Com a ajuda de IA, pesquisadores identificam vítimas do genocídio


Final incerto: Cena deletada de ‘Bebê Rena’ teria dado ‘encerramento’ para Teri


Grande necrópole da Idade do Ferro é descoberta na Itália


Rei Charles teria sido impedido de entregar presente a neto