Arqueólogos fazem maior achado egípcio desde Tutancâmon

Arqueólogos fazem maior achado egípcio desde Tutancâmon

Vitor Orlando Gagliardo Publicado em 01/04/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Uma equipe da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, encontrou em fevereiro, no Vale dos Reis, no Egito, uma sepultura aparentemente intacta. Foi a maior descoberta no local desde 1922, quando a tumba do faraó Tutancâmon foi achada. De acordo com os arqueólogos, havia no local cinco sarcófagos, vários jarros com alimentos e máscaras coloridas.

As múmias seriam da época da 18a Dinastia, que governou o Egito entre 1550 e 1307 a.C. O dado ainda não foi confirmado porque os egípcios costumavam reutilizar sarcófagos mais antigos de tumbas que haviam sido saqueadas. Os especialistas não descartam a hipótese de as múmias serem de membros da realeza, já que o Vale dos Reis era destinado ao sepultamento de faraós, pessoas da elite ou gente próxima a eles. “Em alguns casos, pessoas que se destacaram por serviços prestados ao faraó e por seus feitos militares também eram enterradas lá”, afirma Antonio Brancaglion Jr., professor de Arqueologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De acordo com o arqueólogo Mohamed el Bialy, diretor geral de Antiguidades de Assuã e da Núbia, no Egito, que foi responsável pelo Vale durante 19 anos, a descoberta é “um fato normal”. “Ainda há muito a descobrir no local”, diz. Brancaglion faz coro. “Não acharam, por exemplo, a rainha Nefertiti.”

As múmias serão transferidas para o Museu Egípcio do Cairo assim que terminar o trabalho de conservação e de restauração. “Foram dez anos só para tirarem todo material do túmulo de Tutancâmon”, diz Brancaglion.

 

Cemitério de faraós

Agora são 63 tumbas descobertasno Vale dos Reis. Veja algumasdas mais famosas

1. Séthi I

Quando: 1817

Quem: Giovanni Belzoni

O arqueólogo italiano achou a tumba do faraó Séthi I, que reinou entre 1291 e 1279 a.C. . Ela é a mais ricamente decorada do Egito, com várias pinturas em relevo. Algumas peças estão no Museu Nacional do Rio de Janeiro.

2. Akhenaton

Quando: 1907

Quem: Edward Ayton e Theodore Davis

Os egiptólogos ingleses encontraram a tumba onde foram sepultados membros da família do faraó Akhenaton, que governou entre 1352 e 1336 a.C.

3. Tutancâmon

Quando: 1922

Quem: Howard Carter

O inglês, patrocinado pelo lorde Carnarvon, achou a tumba de Tutancâmon (faraó entre 1333 e 1323 a.C.), a menor encontrada no Vale dos Reis, mas que guardava um tesouro de 5 398 objetos – muitos de ouro maciço.

4. Filhos de Ramsés II

Quando: 1995

Quem: Kent Weeks

O americano achou a sepultura dos filhos do faraó Ramsés II, morto em 1212 a.C. É a maior do Vale dos Reis e uma das maiores do Egito: tem 120 câmaras.