Papa Francisco - Getty Images
Papa Francisco

"Muita cachaça e pouca oração": Um ano após fala de papa, brasileira o presenteia com bebida

"Desde a declaração do pontífice, sabia que tinha de levar-lhe uma pinguinha", declarou a fiel Cristina Chaim

Redação Publicado em 18/08/2022, às 11h19

Um ano depois do papa Francisco ter declarado, em tom de brincadeira, que os brasileiros não tinham salvação porque “é muita cachaça e pouca oração”, o pontífice recebeu um presente inesperado de uma fiel.

A responsável pelo ato curioso foi a brasileira Cristina Chaim, que conseguiu, surpreendentemente, passar pela revista do Vaticano com uma garrafa de bebida e entregá-la ao religioso.

Aos 32 anos de idade, a mulher é membro do grupo Jovens de Nossa Senhora, que se reuniu com o papa no início de agosto. Segundo informações do Estadão, a audiência, que contou com a participação de 180 jovens, já era esperada desde 2018. 

Muitos dos participantes presentearam Francisco com itens religiosos como crucifixos, terços e imagens.

Mas desde a declaração do pontífice, sabia que tinha de levar-lhe uma pinguinha. Levei na mala uma garrafa de 200 ml de cachaça mineira com o rótulo da marca fictícia Muita Oração – Pouca Cachaça e um cartão com a mesma frase e a bandeira do Brasil”, disse Chaim ao jornal.

Bebida passou pela revista

“Dormi super mal na noite anterior e no caminho lembrei que teria de passar pela revista, em que não era permitido entrar com líquidos ou vidro”, declarou a mulher. No entanto, “na hora do raio X, os carabinieri deixaram passar.” Ao final do encontro, o líder católico cumprimentou a todas as pessoas presentes.

“Na minha vez, tremia demais, deu dor de barriga. Me aproximei, mostrei o cartão e a garrafa. Ele deu uma larga risada, jogando a cabeça para trás”, declarou a fiel. Em seguida, Francisco teria dito: “Muito obrigado, que Deus abençoe o Brasil”.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Papa Vaticano cachaça Francisco mulher brasileira

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência