Algumas moedas descobertas recentemente na República Tcheca - Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências
Arqueologia

Mulher descobre valioso tesouro medieval na República Tcheca

Impressionante tesouro, datado de entre os séculos 11 e 12, teria quantia "inimaginável" para os habitantes da região na época

Éric Moreira Publicado em 27/05/2024, às 13h06

Durante uma caminhada, uma mulher da República Tcheca fez uma descoberta no mínimo impressionante. Durante um passeio na cidade de Kutná Hora, na região da Boêmia Central do país, ela encontrou um tesouro enterrado da Idade Média cujo valor, em sua devida época, seria inimaginável para qualquer pessoa comum.

Conforme descrito em comunicado do Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências, o tesouro consistia em mais de 2150 moedas de prata, cunhadas entre os anos de 1085 e 1107. Elas seriam feitas de uma liga que, "além da prata, também contém uma mistura de cobre, chumbo e metais residuais".

Fotografias tiradas durante escavação na República Tcheca / Crédito: Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências

 

Segundo o New York Post, o tesouro foi originalmente guardado em um recipiente de cerâmica que, com o decorrer dos séculos, foi destruído. Porém, ainda foi encontrado no local o fundo do recipiente.

As autoridades checas já consideram este achado como "uma das maiores descobertas da última década" no país. Vale mencionar que os historiadores agora buscam trabalhar no processamento das moedas, submetendo-as a raios X para determinar com mais precisão o material de que elas foram feitas e sua origem.

+ Tesouro de moedas de prata é descoberto em ilha na Suécia

Moedas descobertas na República Tcheca / Crédito: Divulgação/Instituto de Arqueologia da Academia Tcheca de Ciências

 

Tesouro inimaginável

Segundo o arqueólogo Filip Velímský, o tesouro provavelmente foi escondido em um período de grande instabilidade política na região: "Naquela época, havia disputas no país entre os membros da dinastia Přemysl sobre o trono principesco de Praga".

Nesse contexto, possivelmente aquele depósito de moedas serviria para "pagar salários ou espólios de guerra". Dessa forma, o valor que todo o tesouro teria na época é "inimaginável".

Infelizmente, na virada do século 11 para o 12, faltam dados sobre o poder de compra das moedas contemporâneas", explica Velímský no comunicado. "Mas era uma quantia enorme, inimaginável — e ao mesmo tempo, indisponível — para uma pessoa comum. Pode ser comparado a ganhar um milhão no jackpot".
Idade Média Mundo História notícias arqueologia moedas República Tcheca tesouro

Leia também

Relacionada a Espártaco? Muralha romana é descoberta na Itália


Vaticano é julgado em tribunal estrangeiro pela primeira vez, na Inglaterra


Arraia que chamou atenção por gravidez inusitada morre de doença rara


Com prolongamento de missão, autoridade nega que astronautas estejam presos no espaço


Mansão de Pelé no Guarujá pode ser leiloada para pagar dívida milionária


Warren Buffett deixará fortuna de R$ 720 bilhões para fundo de caridade, diz jornal