Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Arraia que chamou atenção por gravidez inusitada morre de doença rara

A arraia, denominada Charlotte, que engravidou sem contato com machos de sua espécie há oito anos, não sobreviveu a problemas reprodutivos

Gabriel Marin de Oliveira Publicado em 01/07/2024, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma arraia - Getty Images
Imagem ilustrativa de uma arraia - Getty Images

Charlotte, a arraia que surpreendeu cientistas ao engravidar sem contato com machos de sua espécie há oito anos, faleceu devido a uma rara doença reprodutiva. O Aquarium and Shark Lab, na Carolina do Norte, EUA, anunciou a notícia no último domingo, 30.

A gravidez de Charlotte foi divulgada em fevereiro, com expectativa de nascimento dos filhotes em breve. No entanto, em maio, a instituição revelou que a arraia sofria de uma rara condição reprodutiva. Em junho, confirmaram que não estava mais grávida e não havia dado à luz.

+ EUA: Gravidez misteriosa de arraia intriga funcionários de aquário.

Desde julho de 2023, o animal convivia com dois jovens tubarões no aquário. Embora inicialmente suspeitasse-se que as escoriações em seu corpo pudessem indicar um cruzamento com os tubarões, os pesquisadores descartaram essa possibilidade, pois, a diferença de tamanho, anatomia e DNA tornam impossível a procriação entre arraias e tubarões.

Como aconteceu?

Charlotte teria engravidado por partenogênese, um fenômeno raro onde células menores se separam dos óvulos da mãe e depois se combinam com o óvulo para gerar a prole.

A equipe do Aquarium and Shark Lab transmitiu o exame ao vivo pelo Facebook, esclarecendo o fenômeno. Kady Lyons, cientista e pesquisadora da Associated Press, reforçou: "Os eventos deixam claro que não há nenhuma 'travessura' com arraias-tubarões acontecendo aqui."


*Sob supervisão;