Imagem meramente ilustrativa do Museu da Língua Portuguesa - Daniel Guimarães/Governo de São Paulo via Agência Brasil
Brasil

Museu da Língua Portuguesa reabrirá após seis anos com acervo duplicado

Um dos pontos turísticos de São Paulo abrirá as portas novamente no dia 31 de julho, após o incêndio devastador que destruiu parte da instalação em 2015

Alana Sousa Publicado em 13/07/2021, às 12h30

Em dezembro de 2015, um terrível incêndio destruiu grande parte do Museu da Língua Portuguesa. Após seis anos fechado para o público, a instalação irá abrir as portas em 31 de julho, no mesmo local que antes, na famosa Estação da Luz, em São Paulo.

Com um acervo duplicado, o museu contará também com duas novas seções: ‘Línguas do Mundo’, uma exposição com frases nas 23 línguas mais faladas do mundo; e ainda, ‘Falares’, que mostrará ao visitante as diferentes expressões e sotaques do Brasil.

Algumas seções continuam existindo mesmo depois das reformas, como a ‘Praça da Língua’ e ‘Palavras Cruzadas’. O primeiro andar do prédio será dedicado a exposições temporárias, algo que era comum no passado.

Além das mudanças na curadoria e experiência para os visitantes, a segurança foi reforçada no local. Entre os protocolos contra incêndio, a reforma instalou chuveiros automáticos (sprinklers), para evitar uma nova tragédia.

"Uma viga de madeira queimada no dia do incêndio está na entrada do museu para relembrar a história aos visitantes", afirma o curador Hugo Barreto ao portal G1.

No dia 31 de julho, uma transmissão no Facebook e no YouTube no perfil oficial do Museu da Língua Portuguesa comemorará a reabertura em uma cerimônia online.

Brasil São Paulo História incêndio museu exposição Reabertura Museu da Língua Portuguesa

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington