Museu do Oratório - Divulgação
Brasil

Museus em Ouro Preto e Tiradentes fecham as portas por falta de verba

Como consequência da falta de recursos para manutenção, os museus ficarão fora de funcionamento por 1 mês. Entenda!

André Nogueira Publicado em 06/05/2019, às 11h00

Marcando momentos essenciais do passado de Minas Gerais e do processo de independência do Brasil, Ouro Preto e Tiradentes são importantes cidades para a cultura histórica brasileira. Ouro Preto, por exemplo, é o maior acervo tombado em matéria de construções barrocas a céu aberto do mundo. Entretanto, dois museus da região estão em situação de risco.

De acordo com o Instituto Flávio Gutierrez, dois museus mineiros, o Sant’Ana, na cidade de Tiradentes, e o do Oratório, em Ouro Preto, terão que fechar as portas por falta de recursos. O Instituto é o atual responsável pela administração desses museus.

Em comunicado oficial, foi declarado que os museus irão permanecer fora de funcionamento desta segunda-feira (6) até o dia 5 de junho, na tentativa de arrumar formas de financiamento. A instituição também explicou que a arrecadação através de patrocínio é insuficiente para manter o funcionamento e a restauração do espaço cultural.

Essa possibilidade já era anunciada desde janeiro deste ano, quando se declarou insuficiência de patrocínio para a manutenção dos espaços. A atual gestora do Instituto, a empresária e colecionadora Ângela Gutiérrez, afirma que os museus não irão desistir em sua busca por recursos.

De acordo com Gutiérrez, parte deste isolamento econômico é consequência do esfacelamento do Ministério da Cultura no atual governo e a destruição do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) no governo anterior (Temer).

O Museu Sant’Ana foi fundado em 2014 na antiga prisão pública da Cidade de Tiradentes. O local abriga um acervo de quase 300 imagens da cidade e obras anônimas dos séculos XVII a XIX. É o único museu do gênero do país.

O Museu do Oratório foi fundado em 1998. O local era a antiga casa do escultor mineiro Aleijadinho, e mantém um vasto acervo de imagens do século XVII e XX. Além disso, também abriga um amplo acervo de 162 oratórios rococó, um importante patrimônio material da história de Minas Gerais.

Tiradentes Minas Gerais notícia museu Fechamento Aleijadinho Ouro Preto Sant'Ana Falta de Verbas Oratório

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência