Leme encontrado no fundo do lago e o navio Arlington - Reprodução / Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos
Naufrágio

Naufrágio: Veja imagens do navio que afundou com o capitão há 84 anos

O navio naufragou em 30 de abril de 1940 e foi redescoberto no fundo de um lago recentemente; pesquisadores conseguiram fotos inéditas

Isabelly de Lima Publicado em 14/02/2024, às 12h49 - Atualizado às 12h55

Após mais de 80 anos submerso nas profundezas do Lago Superior, o navio graneleiro Arlington finalmente foi encontrado. A descoberta, realizada pela Sociedade Histórica de Naufrágios dos Grandes Lagos (GLSHS) e pelo pesquisador Dan Fountain, revela um capítulo fascinante e trágico da história marítima da região.

A embarcação, com 74 metros de comprimento, está a cerca de 180 metros de profundidade, ao norte da Península de Keweenaw, em Michigan. A história do Arlington remonta a 30 de abril de 1940, quando partiu de Port Arthur, Ontário, carregado com trigo e com destino a Owen Sound, também em Ontário. Sob o comando do capitão Frederick "Tatey Bug" Burke, um experiente marinheiro dos lagos, o navio navegava em meio a uma densa neblina que se transformaria em uma violenta tempestade.

Enquanto enfrentava as condições climáticas adversas, o Arlington colidiu com outro cargueiro, o Collingwood. A colisão danificou o casco do Arlington, fazendo com que a água começasse a inundar o navio. O imediato Junis Macksey ordenou que o navio se dirigisse à costa canadense para buscar abrigo, mas o capitão Burke revogou a ordem, optando por retornar ao curso original em meio ao lago aberto.

Na madrugada de 1º de maio, o navio começou a afundar rapidamente. A tripulação, temerosa por suas vidas e sem ordens do capitão, abandonou o Arlington em botes salva-vidas. Felizmente, todos os tripulantes, exceto o capitão Burke, foram resgatados.

Confira fotos:

Leme do Alington, que naufragou
Pedaço do navio no fundo do lago
Parte do navio encontrado no rio
Ilustração do Arlington, que naufragou
Ilustração do capitão acenando para outro navio
Leme do navio que naufragou há 84 anos
Navio Arlington que afundou em 1940
Imagem do navio no fundo do mar

 

Aceno do capitão

O desaparecimento de Burke durante o naufrágio gerou mistério e especulações. Por que ele optou por permanecer no navio quando a chance de ser resgatado era real? As razões para sua decisão jamais serão esclarecidas. Relatos o colocam próximo ao leme, minutos antes do Arlington submergir nas profundezas do lago, segundo o Ship Wreck Museum.

A descoberta do Arlington, resultado de um trabalho em equipe exemplar entre a GLSHS e Dan Fountain, contribui para a preservação da história marítima do Lago Superior. A investigação do naufrágio e a busca por respostas sobre o destino do capitão Burke continuam, com a esperança de trazer algum encerramento para sua família.

Encontrar o Arlington é um momento emocionante, pois desvenda mais um dos muitos mistérios do Lago Superior", disse Dan Fountain. "Espero que este capítulo final de sua história possa trazer algum conforto para a família do capitão Burke", concluiu.
Naufrágio navio tempestade Encontrado capitão afundar redescoberto 84 anos marítima

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência