Fragata Independência - Wikipedia
Oriente Médio

Navio militar brasileiro se safou por pouco de explosão que desolou Porto em Beirute

Fragata Independência, que faz parte da Força-Tarefa Marítima brasileira, conseguiu escapar de explosão do Líbano apenas 10 minutos antes do ocorrido.

Giovanna de Matteo Publicado em 05/08/2020, às 10h08

Um navio brasileiro saiu intacto e por muito pouco não foi afetado pela explosão que ocorreu ontem na capital do Líbano. Fontes do ministério da Defesa divulgaram que a fragata brasileira estava atracada próxima a uma embarcação de Bangladesh, que infelizmente não conseguiu fugir a tempo. Poucos minutos antes da explosão a Fragata Independência se retirou para ceder lugar a outra embarcação.

Explosão em Beirute: Fragata brasileira se encontra segura em alto mar https://t.co/koksY68uUb

— Defesa Aérea & Naval 🇧🇷 (@Defaereanaval) August 4, 2020

A Defesa também declarou que o navio brasileiro tentou oferecer auxílio ás embarcações, mas que não foi preciso. Para mais, a Marinha Brasileira contatou a tripulação da Fragata e logo divulgou uma nota informando que ninguém se feriu. "Todos os militares componentes da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da MB estão bem e não há feridos", afirmaram.

No instante da explosão, o navio se encontrava patrulhando a região nomeada como 'Área de Operações Marítima' da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a  aproximadamente 15 km do Porto de Beirute, local do incidente.

Uma nota oficial foi divulgada na última terça-feira, 4, às 17h03, horário de Brasília, pelo Ministério de Relações Exteriores do Brasil, afirmando que até agora não houve casos de civis brasileiros mortos ou feridos durante a explosão.

Líbano Oriente Médio explosão Marinha brasileira Beirute

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?