René Santiago Salinas Ramos com o novo documento - Divulgação / Redes Sociais / Twitter
Pai

No Equador, pai muda de gênero para disputar guarda das filhas: ‘Pé de igualdade’

O pai disse que o sistema judicial do país prioriza as mulheres nas disputas familiares

Redação Publicado em 06/01/2023, às 18h58

No Equador, um cidadão conseguiu alterar legalmente o seu gênero para feminino em uma tentativa de obter a guarda de suas duas filhas. Na sexta-feira passa, 30, René Santiago Salinas Ramos, 47, fez a alteração na cidade de Cuenca. Segundo ele, o sistema judiciário do país favorece as mães durante disputas familiares.

Durante uma entrevista à rádio local La Voz del Tomebamba, René mostrou seu novo documento, afirmando que iniciou uma luta não contra uma pessoa, não para prejudicar ninguém, mas para lutar contra o sistema”. Com a mudança, ele agora passa a ser considerada mãe, legalmente.

Como dito à rádio, o esforço de Ramos para ter a guarda das meninas foi motivado pelo suposto fato de que elas vivem em um ambiente de violência. Ele alega que as denúncias feitas às autoridades vêm sendo ignoradas, e que há cinco meses não vê as filhas.

Igualdade

Agora, René acredita ter mais chances te ter sucesso na justiça: "Agora que sou do gênero feminino, posso ser mãe e estou em pé de igualdade para lutar pela custódia das minhas filhas". E acrescentou que essa é a maior prova de amor" que pode dar às filhas.

Segundo o Uol, o pai não tem dúvidas de sua sexualidade e explica que a decisão foi tomada apenas para conseguir a guarda das meninas. "O que tenho buscado é querer ser mãe para poder também dar o amor e a proteção que uma mãe pode dar aos filhos".

pai mudança gênero guarda Justiça Equador Igualdade filhas

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro