Montagem de George Pell e o Papa Francisco - Getty Images / Wikimedia Commons
Vaticano

No Vaticano, Papa Francisco se encontra com cardeal absolvido por violência sexual

George Pell foi condenado em 2019 por estupro e agressão sexual contra dois meninos, mas foi absolvido por falta de provas

Alana Sousa Publicado em 12/10/2020, às 09h15

Segundo o boletim oficial do Vaticano, que noticia a agenda do Papa Francisco, o líder supremo da Igreja Católica se encontrou na manhã de hoje, 12, com o cardeal australiano George Pell, que havia sido condenado por agressão sexual, mas depois foi absolvido, pois, o tribunal lhe concedeu o benefício da dúvida.

O encontro não é bem visto, Pell havia sido acusado de violência sexual e estupro contra dois meninos nos anos de 1996 e 1997. No início de 2019, o cardeal foi sentenciado a seis anos de prisão; no entanto, um ano depois, foi absolvido pelo Tribunal Superior da Austrália, devido a insuficiência de provas.

Apesar de controversa, a reunião já podia ser esperada, Pell era Secretário da Economia do Vaticano quando o caso veio à público, sendo que ele foi rapidamente demitido do cargo. O motivo da reunião ainda permanece desconhecido, mesmo que seja improvável que o australiano assuma qualquer outra função pública.

Na época da condenação, o Vaticano mostrou apoio à Justiça da Austrália, mas enfatizou que George tinha “o direito de se defender até o último recurso”. O cardeal, que sempre alegou inocência, disse que sua absolvição foi uma reparação de uma “grave injustiça”.

Religião História Austrália Vaticano Papa Francisco Estupro

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Vila de Joseph Goebbels, ministro de Hitler, pode ser doada; entenda!


Nova série sobre a vida de Gandhi é inspirada em ‘The Crown’, entenda!


Justiça do Nepal limita número de alpinistas para 'deixar o Everest respirar'