Pudella carlae - Divulgação
Nova espécie

Nova espécie de mamífero é encontrada por pesquisadores no Peru

Descoberta da nova espécie foi comunicada em artigo publicado no início do mês no Journal of Mammalogy

Giovanna Gomes Publicado em 12/03/2024, às 10h46

Cientistas descobriram, nas montanhas que separam o Equador e o Peru, um novo membro do grupo dos mamíferos: o pudella carlae.

Essa revelação, comunicada em publicação no Journal of Mammalogy, é uma continuação de uma descoberta feita há muitos anos. No século XIX, os pesquisadores identificaram uma espécie que habitava desde a Argentina até a Colômbia, conhecida como pudu, um pequeno cervo de pelagem escura.

De acordo com o portal SoCientífica, ao examinar esses animais, os cientistas os classificaram em duas espécies distintas: o pudu puda e o pudu mephistophiles.

Enquanto o primeiro é encontrado em florestas na fronteira sul da Argentina com o Chile, o pudu mephistophiles habita as montanhas mencionadas do Equador e do Peru, além de ser avistado em alguns locais da Colômbia.

No entanto, em uma pesquisa recente, os cientistas da Divisão de Mastozoologia do Centro de Ornitologia e Biodiversidade do Peru identificaram que os pudu mephistophiles consistem em duas espécies distintas.

A forma típica do Pudu mephistophiles é encontrada na região de Huancabamba, estendendo-se do Peru até o norte do continente sul-americano. Por outro lado, a nova espécie, o Pudella carlae, habita exclusivamente o país, situando-se ao sul da depressão de Huancabamba, que abrange cerca de mil quilômetros ao norte de Lima, a capital do Peru.

Ameaçado de extinção

Devido à ameaça de extinção que enfrenta, o pudu faz parte dos programas de conservação do Sernanp, o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas do Estado do Peru, e, como resultado, os pudus peruanos são amplamente estudados por pesquisadores especializados na área. A descoberta foi conduzida pelo cientista peruano Javier Barrio e sua equipe, que identificaram, por meio de análises genéticas e morfológicas, as distinções entre as duas espécies.

Guillermo D'Elía, professor da Universidade Austral do Chile, explicou à BBC as principais diferenças entre o pudu mephistophiles e o pudella carlae. De acordo com ele, a nova espécie é consideravelmente maior, possui pelagem escura e suas orelhas têm formatos distintos. Além disso, geneticamente, elas apresentam linhagens diferentes, evidenciando que não podem ser classificadas como pertencentes à mesma espécie.

Peru espécie cientistas Equador mamífero

Leia também

Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA