Imagem ilustrativa de uso de óculos de realidade virtual - Divulgação/Facebook/Mark Zuckerberg/22.02.2016
Ciência

Novo estudo aponta que há 50% de chance de estarmos vivendo em uma simulação

Revisado por cientistas da Universidade da Califórnia, a analise iniciou em 2003 e chegou a citar Matrix para comparar as possibilidades

Giulia Moraes Publicado em 24/10/2020, às 14h05

Um novo estudo, publicado pela revista Scientic American, levantou dados teóricos sobre uma das principais dúvidas sobre vidas paralelas; de acordo com cientistas da Universidade de Columbia, existe 50% de chance de nós, seres humanos, estarmos vivendo em uma simulação. 

Em 2003, o filósofo Nick Bostrom realizou um trabalho acadêmico onde concluiu que há 50.22222% de chance dos seres humanos serem reais e 49.777778% de na verdade, tudo não passar de uma simulação.

O projeto foi revisado por David Kipping, um astrônomo da Universidade de Columbia, que destacou uma citação do autor onde ele menciona duas afirmações e diz que, no mínimo, uma delas é verdadeira; é muito provável que a espécie humana entre em extinção antes mesmo do início de uma futura era “pós-humana”; e, em uma possível civilização pós-humana, as chances de haver uma repetição de simulações de sua história evolutiva é muito pequena.

Bostrom declara que a teoria de que existe uma chance significativa de, um dia, nos tornarmos pós-humanos que executam simulações ancestrais é falsa — a não ser que de fato estejamos vivendo uma simulação.

A conspiração do filósofo é baseada quase inteiramente no poder da computação, podendo ser comparada, por exemplo, com o enredo da produção de Matrix; ele defende que, se os seres humanos não criarem uma simulação própria e com seres conscientes, a possibilidade de tudo o que vivemos ser de fato uma simulação tem suas chances aumentadas.

ciência filosofia realidade virtual Matrix simulação Universo Paralelo existência

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência