A cantora Kate Bush em montagem com a personagem 'Max' de Stranger Things - Divulgação / Youtube / Hanss1234 e Divulgação/Netflix
Músicas antigas

Estudo aponta que as pessoas estão ouvindo mais músicas antigas

Segundo relatório, o consumo de músicas novas está em queda - e há uma explicação para isso!

Redação Publicado em 22/07/2022, às 11h05

Pessoas ao redor do mundo têm preferido ouvir mais músicas antigas do que atuais, conforme aponta uma análise promovida pelo monitor de mercado Luminate e divulgada pela Music Business Worldwide.

Segundo informações da Rolling Stone, esse relatório levou em consideração uma métrica denominada "consumo total de álbuns", a qual apresenta o número de streams, downloads e vendas de música, seja digital ou física.

O que foi constatado

Foi observado no estudo que o consumo de músicas novas dos últimos 18 meses caiu em 1,4%. Em contrapatida, a venda de álbuns antigos subiu 9,3 %.

Conforme apontou a fonte, apenas 27,6% das canções consumidas no primeiro semestre de 2022 eram lançamentos. Apesar disso, a análise apontou que mais de um terço das músicas consideradas antigas e que têm ido bem nas paradas não são tão antigas assim e foram lançadas entre os anos de 2017 e 2019.

Músicas antigas em séries e filmes

Por outro lado, muitas canções dos anos 1980 têm voltado a fazer um enorme sucesso com o público. Depois que as músicas “Sweet Child O' Mine” e “Welcome to the Jungle”, do Guns N' Roses, foram utilizadas na nova produção da Marvel "Thor: Amor e Trovão(2022)", observou-se que as mesmas alcançaram os 2° 3 ° lugares na parada Hot Hard Rock da Billboard. 

O mesmo fenômeno tem ocorrido com outras bandas da mesma época, como é o caso do Metallica, cuja música “Master of Puppets” apareceu na série da Netflix Stranger Things. Também a canção "Running Up That Hill", da cantora Kate Bush, voltou às paradas de sucesso depois que foi utilizada na produção.

estudo consumo filmes artistas Stranger Things séries músicas novas antigas

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Afinal, quantas pirâmides egípcias ainda existem?


Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington