Manifestação "diretas já" pedindo eleições diretas para presidente - Arquivo da Agência Brasil - ABr via Wikimedia Commons
Ditadura Militar

Novo livro de vítima da ditadura conta com prefácio de Dilma Rousseff

Ana Maria Ramos Estevão lança ‘Torre das Guerreiras’, em que relembra a tortura, o exílio e as grandes personalidades que conheceu no período

Redação Publicado em 17/01/2022, às 11h56 - Atualizado às 11h57

Ana Maria Ramos Estevão foi uma das militantes da Ação Libertadora Nacional (ALN) torturadas pela ditadura militar, que perdurou no Brasil entre 1964 e 1985. Para reunir suas memórias do período, ela lançou o livro “Torre das Guerreiras”.

Publicada pela Editora 106, a obra conta com um prefácio escrito pela ex-presidente Dilma Rousseff, que também atuou pela derrubada do regime autoritário do país em alguns movimentos de esquerda e foi torturada por agentes da ditadura.

“A brava Ana Maria soube enfrentar o pior e, felizmente, está aqui para nos contar. Muitas não tiveram a mesma chance”, escreve Dilma. “Neste livro não há rancor, apenas o desejo de que aquelas tragédias não sejam esquecidas pelas atuais gerações”, acrescenta.

“Comove pela honestidade e pela capacidade que a autora tem de, mesmo em meio ao ódio e à brutalidade das torturas com que nós, presos políticos, fomos tratados, encontrar, onde preponderava o sofrimento, pequenas alegrias e motivos para acreditar na humanidade quando a rotina era a banalidade do mal”, afirma a ex-presidente.

No livro, Ana Maria relembra a tortura sofrida por agentes do regime, como o delegado Sérgio Paranhos Fleury e o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, em contraposição com as personalidades notáveis que conheceu no período, a exemplo do educador Paulo Freire, que também foi perseguido na época, e o período de exílio.

Com “Torre das Guerreiras”, a autora também traz outra conotação para a ala da penitenciária feminina conhecida como Torre das Donzelas, situada no prédio alto do Presídio Tiradentes, em São Paulo.


Torre das guerreiras e outras memórias, por Ana Maria Ramos Estevão (2022) - https://amzn.to/3rx14hQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

História Literatura Ditadura militar notícia Dilma Rousseff Ana Maria Ramos Estevão Torre das Guerreiras

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb