Imagem de vírus de Marburg - Domínio Público / Centers for Disease Control and Prevention
Marburg

OMS confirma surto de um dos vírus mais letais do mundo

Autoridades da Guiné Equatorial já confirmaram a morte de 9 pessoas em decorrência do vírus de Marburg, da mesma família do Ebola

Giovanna Gomes Publicado em 15/02/2023, às 08h25

A OMS (Organização Mundial da Saúde) comunicou na terça-feira, 14, o surto de um dos vírus mais letais o mundo, o Marburg, que, somente no início deste ano, já matou ao menos nove pessoas na Guiné Equatorial. Além disso, há ainda outros 16 casos suspeitos.

De acordo com informações do portal UOL, a OMS convocou ontem uma reunião de urgência, a fim de tratar acerca do surto da doença.

Segundo os cientistas, o Marburg é da mesma família do ebola, e possui taxa de mortalidade média de 50%, podendo chegar a 88%, a depender da variante e dos cuidados aos quais o paciente é submetido.

Situação epidemiológica atípica

O Ministério da Saúde da Guiné Equatorial declarou, em comunicado enviado à agência de notícias Lusa, ter detectado uma "situação epidemiológica atípica" em distritos de Nsok Nsomo, depois que pessoas morreram após apresentarem sintomas como febre, fraqueza, vômitos e diarreia com sangue. O vírus, como afirmou a fonte, foi encontrado em amostras enviadas para análise no Senegal.

De acordo com as autoridades, dos 16 casos suspeitos, 14 são assintomáticos e dois têm sintomas leves. Além disso, 21 pessoas que tiveram contato com os mortos estão em isolamento e sob vigilância, enquanto que outras 4.325 encontram-se em quarentena em suas casas.

As 9 mortes confirmadas se deram entre os dias 7 de janeiro e 7 de fevereiro, conforme informou o ministro da Saúde da Guiné Equatorial, Ondo'o Ayekaba. Os especialistas também investigam uma morte suspeita ocorrida em 10 de fevereiro.

vírus surto OMS guiné equatorial ebola letal

Leia também

Na Espanha, tromba d’água incomum é registrada na costa da Catalunha; veja vídeo


Museu Britânico recupera 626 tesouros históricos desaparecidos, incluindo itens de a.C.


Irã: 260 pessoas são presas após reunião ‘satanista’, entenda!


Ator de 'The Office' revela ter furtado objeto do cenário da série


Jornal aponta que rei Charles já é mais rico que rainha Elizabeth, entenda!


Elon Musk diz que em 30 anos humanos vão colonizar Marte