Bastão de madeira analisado pelos arqueólogos - Divulgação/Tone Bergland, NIKU
Arqueologia

Osso e madeira têm runas medievais traduzidas por pesquisadores noruegueses

As inscrições em nórdico e latim revelaram detalhes sobre os conhecimentos e interesses dos moradores da região durante a Idade Média

Isabela Barreiros Publicado em 17/01/2022, às 10h56

Arqueólogos foram responsáveis por analisar e identificar as inscrições observadas em um osso e uma vara de madeira descobertas em áreas separadas do Parque Medieval da capital norueguesa, Oslo, recentemente.

De acordo com o Instituto Norueguês de Pesquisa do Patrimônio Cultural (NIKU), as letras antigas são datadas em maioria como do período entre 1100 a 1350 d.C. e provavelmente foram deixadas por moradores medievais da região.

Pedaço de madeira investigado na pesquisa / Crédito: Divulgação/Tone Bergland, NIKU

 

“Essas duas descobertas de runas são um lembrete da diversidade de conhecimentos e interesses das pessoas daquela época”, opinou Kristel Zilmer, especialista em runologia da Universidade de Oslo.

Quando o osso foi descoberto, Solveig Thorkildsen, do NIKU, brincou com a equipe de pesquisadores falando que havia observado uma letra rúnica nele. Mas a verdade é que, para sua surpresa, havia muito mais que isso: 14 inscrições foram identificadas.

Osso encontrado em parque norueguês com inscrições / Crédito: Divulgação/Tone Bergland, NIKU

 

“Meu coração estava batendo forte”, relembrou Thorkildsen, em nota. “Encontrar runas estava no topo da minha lista de desejos para esta escavação."

Segundo os especialistas, o fóssil, que pode ser tanto de um grande cavalo ou de uma vaca, contém a palavra nórdica basmarþærbæin. Ela pode ser um nome, apelido ou apenas um modo de se referir ao próprio osso, e é o primeiro desse tipo descoberto na região em 30 anos.

O artefato de madeira / Crédito: Divulgação/Tone Bergland, NIKU

 

Quanto ao pedaço de madeira em formato de bastão, encontrado em uma vala profunda, aponta-se que as inscrições também são runas medievais, mas com um texto nórdico e em latim.

Idade Média História arqueologia Noruega notícia tradução runa medieval

Leia também

Sobrinha do 'tio Paulo' comenta caso após ser solta: 'Eu não percebi'


Putin ordena exercícios militares com armas nucleares a suas tropas


Imagens da superfície do Sol são registradas por sonda


A saga do Mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo


Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada