Francisco, que era cardeal jesuíta - Wikimedia Commons
Pandemia

Papa Francisco compara declarações populistas atuais com discursos de Adolf Hitler

Em referência às medidas contra a pandemia do coronavírus, que priorizam a economia, o líder católico ainda disse que crise é resultado das mudanças climáticas

André Nogueira Publicado em 09/04/2020, às 12h38

Em entrevista ao site britânico The Tablet, o papa Francisco afirmou que os discursos de líderes populistas na Europa sobre as saídas da crise do coronavírus o lembram das palavras do líder nazista Adolf Hitler. Para ele, as decisões desses políticos privilegiam a economia em detrimento do povo.

“Nesta época na Europa, quando estamos começando a ouvir discursos populistas e somos testemunhas de decisões políticas seletivas, é muito fácil lembrar dos discursos de Hitler em 1933”, afirmou ele.

Apesar de alguns acertos reconhecidos pelo pontífice, ele revela que “todo o nosso pensamento, goste ou não, foi formatado ao redor da economia. No mundo das finanças, tornou-se normal sacrificar (as pessoas) para praticar a política da cultura descartável.”

O papa tomou muito cuidado para, na entrevista, não mencionar diretamente nenhum nome, mas a fala atingiu diversos presidentes e ministros. “Essa crise está afetando a todos nós, ricos e pobres, e colocando em foco a hipocrisia. [...] Este é um momento para deixarmos de lado esse tipo de hipocrisia funcional. É hora de integridade. Ou somos coerentes com nossas crenças ou perdemos tudo”.

Francisco também aproveitou para relatar a relação entre a atual pandemia e as mudanças climáticas causadas pela produção predatória do ser humano. “Deus sempre perdoa; nós às vezes perdoamos, mas a natureza nunca perdoa. Nós precisamos recuperar nossa memória, porque somente ela virá à nossa ajuda. Essa não é a primeira praga que a humanidade enfrentou. As outras se tornaram apenas narrativas”, completou.

Hitler pandemia Papa Francisco Mudanças Climáticas coronavírus

Leia também

Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?


Maradona: Filhos pedem exumação do corpo e transferência do mausoléu do ex-jogador


Falhas geológicas em lua de Saturno podem desvendar ‘sinais alienígenas’


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei