Peixe-futebol encontrado no Oregon - Seaside Aquarium
Estados Unidos

Peixe assustador que brilha nas profundezas é encontrado pela 1ª vez no Oregon

Extremamente raro, peixe-futebol vive a cerca de 3 mil metros abaixo da superfície, mas foi encontrado por visitantes na Cannon Beach

Fabio Previdelli Publicado em 23/05/2024, às 11h59

Com os dentes pontiagudos que mais parecem cacos de vidro e uma antena de "lâmpada" pendurada na cabeça, o peixe-futebol vive na escuridão completa entre 2.000 e 3.000 metros abaixo da superfície do oceano. 

+ Peixe das profundezas do oceano aparece morto em praia dos EUA

Portanto, é extremamente raro quando alguém o encontra na superfície. E um desses avistamentos foi feito por visitantes de Cannon Beach, marcando a primeira vez que a criatura foi encontrada no estado norte-americano do Oregon. 

O avistamento foi confirmado pelo Seaside Aquarium, que relatou que o animal já estava morto quando foi encontrado. "Embora alguns peixes-futebol tenham sido registrados na Nova Zelândia, Japão, Rússia, Havaí, Equador, Chile e Califórnia, este é o primeiro relatado na costa do Oregon, até onde sabemos", compartilhou o aquário em uma publicação.

Pouco se sabe sobre a história de sua vida, mas o que se tem conhecimento é extraordinariamente fascinante", continuou, segundo repercutido pelo Daily Mail. 

Peixe-futebol

Extremamente assustador e raro, o peixe-futebol é uma das 200 espécies de tamboril — uma família de peixes ósseos. Eles possuem um olhar sem vida, com olhos completamente pretos presos nas laterais de sua cabeça chata.

Uma característica que chama a atenção nele é sua bioluminescente pendurada que se projeta de seu rosto para caçar presas. Produzida por bactérias simbióticas, a ponta brilhante que parece uma varinha de pesca serve para atrair as presas para a iluminação que fica posicionada perto de sua boca. A criatura é capaz de sugar presas do tamanho de seu próprio corpo. 

"A comida nas profundezas que esses caras examinam pode ser muito escassa, então os peixes-futebol não são exigentes", afirmou o Seaside Aquarium. "Eles comem qualquer coisa que caiba na boca. Apenas as fêmeas caçam ativamente, pois os machos são, na verdade, mais parecidos com parasitas". 

Estados Unidos notícias criatura praia Oregon peixe-futebol profundezas

Leia também

Isolada há 9 anos, jiboia 'Ronaldo' intriga universidade com 14 filhotes


Princesa Leonor, da Família Real espanhola, toma decisão drástica


O que se sabe sobre os planos de abdicação de Henri, Grão-Duque de Luxemburgo?


Príncipe William e Kate Middleton planejam encorajar os filhos 'a saírem' da realeza, diz fonte


102 anos depois, o retorno do temido 'Nosferatu'; confira o trailer


Família real: William e Kate abrem vaga no Linkedin; veja os requisitos