- Reprodução
Brasil

Pela primeira vez, torturador da ditadura brasileira será julgado em caso de estupro na Casa da Morte

O sargento Antônio Waneir Pinheiro de Lima é alvo de processo de Inês Etienne Romeu há anos, e decisão do MPF pode enquadrar caso como crime imprescritível

André Nogueira Publicado em 15/08/2019, às 11h00

Pela primeira vez na História do Brasil, um processo criminal de estupro contra um oficial militar da Ditadura foi aberto e está em andamento. Trata-se do caso de Antônio Waneir Pinheiro de Lima (o Camarão), processado pela historiadora e militante Inês Etienne Romeu, única sobrevivente da Casa da Morte, recanto clandestino de tortura durante o Regime Militar.

Inês foi uma mulher nascida em Minas Gerais e viveu até 2015. Participante de movimentos revolucionários, como o VAR-Palmares, Inês foi sequestrada em 1971 e levada a Petrópolis, onde teria sido torturada e estuprada pelo sargento, hoje reformado.

Inês Etienne Romeu em 1972 / Crédito: Reprodução

 

Lima nega o crime, mas relata que realmente acompanhou Inês em seus meses de prisão. A ação em andamento é resultado do acatamento da denúncia pelo TRF-2, após o juiz Alcir Luiz Lopes Neto da 1ª Vara Federal Criminal de Petrópolis arquivar o caso em 2017, em decisão que cita Lei de Anistia e Olavo de Carvalho.

Após discussões, os desembargadores Simone Schreiber e Gustavo Arruda permitiram a abertura do processo, argumentando a partir do entendimento do Ministério Público Federal de que este é um caso de lesa-humanidade imprescritível, se utilizando do Estatuto de Roma como justificativa para transpassar o artifício da Anistia.

Desde 1979, quando relatou o caso à OAB, Inês batalhou para que o processo fosse levado à frente. Porém, em 2003, ocorreu algo insólito: após chamar um marceneiro para um serviço, Inês, com 61 anos, foi encontrada no chão com a cabeça ferida (o laudo confirma traumatismo craniano por múltiplos golpes). 

Inês no fim da vida / Crédito: Reprodução

 

Ainda hoje questiona-se se este foi um caso de tentativa de silenciamento. A partir desse dia, ela ficou incapacitada - não conseguia falar ou se movimentar -, o que a impediu de prestar depoimento à CNV; no entanto, sua participação na Comissão levou à identificação de seis torturadores da Ditadura.

tortura Ditadura militar processo Petrópolis Estupro VAR-Palmares Casa da Morte Inês Etienne Romeu Antônio Waneir Pinheiro de Lima

Leia também

Ativista bate recorde ao abraçar mais de mil árvores em uma hora


Viagem de Darwin que inspirou 'Teoria da Evolução' ganha detalhes em livro


Homem realiza ataque com espada e fere cinco pessoas em Londres


Senna: Netflix divulga teaser e primeiras imagens de minissérie sobre o piloto


'Castelo do Harry Potter' na Ucrânia é destruído após bombardeio russo


Mulheres são infectadas com HIV após procedimento em spa nos EUA