Imagem meramente ilustrativa de pipoca - Divulgação/Pixabay/Pexels
Ciência

Pesquisa conclui que consumo excessivo de pipoca de micro-ondas pode gerar Alzheimer

Um composto presente nos ingredientes deste alimento vem preocupando os especialistas; entenda

Penélope Coelho Publicado em 07/04/2022, às 13h17

Um estudo recente realizado pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), revelou novas informações a respeito do consumo em excesso de pipoca de micro-ondas.

A pesquisa aponta para os perigos de tais alimentos que apresentem o composto diacetil nos ingredientes. A substância, que serve para dar aroma e gosto de manteiga, pode levar ao Alzheimer, uma doença progressiva que destrói a memória e outras funcionalidades mentais.

De acordo com informações publicadas na última quarta-feira, 6, pelo portal de notícias g1, os pesquisadores avaliaram cérebros de ratos de laboratório, que foram submetidos ao comporto por 90 dias seguidos.

Com os resultados, os especialistas concluíram que o consumo regular e excessivo de diacetil ocasionou na presença de moléculas associadas ao Alzheimer, gerando danos cerebrais.

“Nós observamos que realmente existe a tendência do diacetil causar danos ao cérebro [...] Nós identificamos o aumento da concentração de proteínas beta-amiloides, que normalmente são encontradas em pacientes com Alzheimer. Além disso, outras alterações verificadas no cérebro dos ratos podem estar relacionadas ao surgimento de demência e câncer”, afirmou o autor da pesquisa, Lucas Ximenes, doutorando do IQSC.

Segundo revelado na reportagem, a intenção dos especialistas envolvidos com a pesquisa inédita é alertar a população, para que se preocupe “cada vez mais com a qualidade da nossa alimentação”.

Confira a pesquisa completa neste link.

ciência notícias pesquisa alimento Alzheimer pipoca

Leia também

Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Arqueólogos desvendam origem da 'Excalibur' encontrada na Espanha


Tumba luxuosa de 2.200 anos encontrada na China pode pertencer a antigo rei


Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Mapa geológico sobre a Lua mais detalhado já criado é revelado pela China