Imagem ilustrativa de leito de hospital - Getty Images
Coronavírus

Pesquisa revela que paciente diagnosticado com covid-19 apresentou ‘síndrome do ânus inquieto’

Estudiosos do Hospital da Universidade Médica de Tóquio buscam entender se os casos têm relação

Penélope Coelho Publicado em 04/10/2021, às 13h42

Em setembro, o periódico científico BMC Infectious Diseases publicou um estudo a respeito de uma possível consequência em um paciente que testou positivo para o novo coronavírus. As informações foram publicadas no último sábado, 2, pelo portal da revista Galileu.

A pesquisa realizada por especialistas do Hospital da Universidade Médica de Tóquio, no Japão, busca entender o caso de um paciente de 77 anos que foi diagnosticado com o vírus e que posteriormente desenvolveu uma condição, nomeada por eles como ‘síndrome do ânus inquieto’.

O paciente foi admitido no hospital com Covid-19 e depois de 21 dias se recuperou do quadro respiratório, contudo, mesmo após testar negativo para o vírus, continuou apresentando sintomas incomuns.

O idoso relatou que sentia um desconforto interno no ânus e sentia a necessidade constante de se mover, segundo ele, a inquietação era ainda pior durante o período noturno.

Após inúmeros exames, nenhum problema foi detectado. Para os médicos, o caso seria uma variação da síndrome das pernas inquietas — que afeta os membros inferiores — já que os sintomas são parecidos.

Agora, os médicos investigam o caso, a fim de descobrir se existe uma relação entre os problemas, para entender se a infecção do novo coronavírus pode ter gerado a síndrome como consequência. Para isso, os especialistas sugerem uma avaliação realizada em longo prazo, sobre os efeitos neuropsiquiátricos do vírus no corpo.

Confira a pesquisa completa neste link.

notícias pesquisa estudo síndrome coronavírus covid-19

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!