O diadema com ouro localizado em Konak - Ministério da Cultura e Turismo da Turquia
Europa

Pesquisadores descobrem diadema de ouro em sarcófago romano na Turquia

O achado remonta ao século 2 e foi encontrado em uma confecção de pedra, junto de pedaços de cerâmicas e restos mortais de um membro da elite

Wallacy Ferrari Publicado em 30/07/2020, às 11h13

Uma equipe de arqueólogos localizou um sarcófago romano contendo um impressionante diadema de ouro durante uma escavação em um terreno de construção na cidade de Esmirna, na Turquia. A descoberta, revelada no portal The History Blog, surpreendeu a equipe pela quantidade do metal precioso encontrado embaixo da terra e em formato fino.

Enquanto escavavam o distrito arqueológico de Konak, os pesquisadores encontraram o item dentro de uma estrutura de pedra, tampada com uma pedra moldada ainda mais pesada. Assim que retirada a tampa, os arqueólogos encontraram restos mortais, fragmentos de objetos confeccionados em cerâmica e o impressionante diadema com ouro.

O diadema, fotografado no local onde foi encontrado / Crédito: Ministério da Cultura e Turismo da Turquia

 

Assim que localizados, a descoberta dos itens foi informada ao Ministério da Cultura e Turismo da Turquia, que recolheu os artefatos e conduziu para uma equipe de paleontologia para realizar a datação por radiocarbono. Apesar de não ter uma idade confirmada, os arqueólogos acreditam que os restos humanos encontrados são relacionados ao século 2 d.C.

 O período sugerido se deve ao fato de que a antiga Esmirna estava no auge de sua prosperidade social e financeira durante o Império Romano e tinha certa liberdade aquisitiva para a realização de itens com metais preciosos. Os pesquisadores consideram o artefato extremamente raro e indica que o cadáver era de um membro bem posicionado socialmente.

descoberta Turquia arqueologia sarcófago corpo ouro

Leia também

Santo Graal do Lego: Menino encontra polvo perdido no mar há quase 30 anos


Mãe e filha que vivem há 3 meses em lanchonete chamam atenção de moradores do Leblon


Casal é condenado a 20 anos por morte de filha que 'derreteu' no sofá


Garrafas de vidro são encontradas enterradas em mansão de George Washington


Na Alemanha, ‘túmulo de zumbi’ de mais de 4 mil anos é descoberto em escavação


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada