Pesquisadores espanhóis em análise arqueológica - Divulgação / IPHES
Arqueologia

Pesquisadores descobrem evidências de canibalismo neandertal de 52 mil anos atrás

Os achados ocorrera durante uma escavação arqueológica em uma caverna na Espanha

Wallacy Ferrari Publicado em 24/06/2023, às 12h00

Arqueólogos que realizam escavações nas Coves del Toll de Moià fizeram uma descoberta surpreendente; evidências de canibalismo neandertal datadas de mais de 52 mil anos atrás. As Coves del Toll de Moià são um sistema de cavernas localizado entre os municípios de Moià e Tona, na província de Barcelona, Espanha. 

Durante o Paleolítico Médio, as cavernas foram habitadas por grupos de neandertais, fato comprovado por descobertas anteriores de restos de três crianças neandertais e ferramentas de pedra.

No mais recente estudo conduzido por arqueólogos do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social (IPHES) e do Instituto CERCA, foram encontrados fragmentos de crânio de um jovem neandertal e uma clavícula.

Estudos anteriores já haviam revelado diversos restos faunísticos do Pleistoceno Superior e Médio nas cavernas, incluindo ossos de ursos das cavernas (Ursus spelaeus), hienas (Crocuta crocuta spelaea), além de cavalos (Equus ferus), veados vermelhos (Cervus elaphus) e auroques (Bos primigênia).

Os restos mortais apresentam várias marcas de corte, indicando que foram processados por outros neandertais e possivelmente consumidos por seus parentes em práticas relacionadas ao canibalismo. Além disso, outros restos identificados estão fragmentados, provavelmente como resultado da extração de medula óssea e outros nutrientes presentes nos ossos.

Comportamento da época

A datação dos achados revelou que eles remontam a pouco antes de 52 mil anos atrás. Os fragmentos foram encontrados dispersos na entrada da caverna, misturados com ossos e dentes de outros animais caçados pelos neandertais que ali habitavam.

Essa descoberta fascinante traz novas compreensões sobre o comportamento e a cultura dos neandertais, sugerindo práticas de canibalismo dentro de seus grupos, como informou o Heritage Daily. Os arqueólogos acreditam que essa atividade pode estar relacionada a rituais funerários, práticas simbólicas ou mesmo à necessidade de obter nutrientes em tempos de escassez alimentar.

Espanha Canibalismo Barcelona neandertais Comportamento

Leia também

Homem tem solução criativa após ser obrigado a esconder barco na entrada de casa, veja!


Stalker de MG acreditava em relacionamento amoroso e visitava os mesmos locais de médico


Após polêmica, perfil de Donald Trump retira vídeo sobre ‘Reich unificado’


Quase 40 pessoas são mortas por homens armados na Nigéria


Em entrevista, papa Francisco diz que homossexualidade é ‘condição humana’


Novo estudo confirma teoria de Einstein sobre buracos negros