Gráfico reunindo os dentes encontrados e sua representação na arcada do animal - Jaime Villafaña / Jürgen Kriwet
América do Sul

Pesquisadores encontram dentes fossilizados de tubarões brancos na costa da América do Sul

Encontrados no lado do Oceano Pacífico em regiões do Chile e Peru, a descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de Viena

Wallacy Ferrari Publicado em 23/05/2020, às 12h00

Pesquisadores da Universidade de Viena realizaram uma análise de dentes com características predatórias coletados em diversos locais ao longo da costa do Oceano Pacífico no Peru e Chile. Após a pesquisa, foi possível concluir que as presas fossilizadas pertenceram ao Carcharodon carcharias, popularmente conhecido como tubarão-branco.

Com os itens datados entre 5 a 2 milhões de anos, a reconstrução da arcada foi possível reproduzindo padrões de distribuição de tamanho corporal, mostrando que os tubarões-brancos eram compatíveis. O desenvolvimento dos dentes leva os pesquisadores a acreditar que se tratava de um animal na fase adolescente.

Foi possível notar uma diferença geográfica da presença dos animais, mostrando que o tamanho de seus corpos variou ao longo da costa paleo-pacífica da América do Sul; no norte do Chile, por exemplo, havia uma porcentagem maior de tubarões jovens, sem a presença de animais da mesma espécie que já se reproduziam.

Atualmente ameaçados de extinção, seu crescimento lento e reprodução tardia pode ser explicados por registros históricos, como relata o paleobiólogo Jürgen Kriwet:  “Se entendermos o passado, nos permitirá tomar hoje as medidas de proteção apropriadas para garantir a sobrevivência desse predador, que é de extrema importância para os ecossistemas”.

arqueologia Peru Chile fóssil América do Sul Viena Tubarão Paleobiologia presas

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência