"Ecce Homo", do artista italiano Caravaggio - Getty Images
Caravaggio

Pintura de Caravaggio recuperada será exibida em museu na Espanha

A pintura "Ecce Homo", do artista italiano Caravaggio, estava perdida desde o século 19, até o momento em que foi localizada em 2021

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/05/2024, às 18h52

Nesta segunda-feira, 27, o Museu do Prado, em Madri, divulgou que um quadro do mestre do barroco italiano, Caravaggio, será exibido ao público pela primeira vez nesta semana, no que o museu classificou como uma das mais significativas descobertas na história da arte.

O traço de “Ecce Homo” estava perdido desde o século 19 até ressurgir há três anos, quando a pintura, inicialmente atribuída a um pintor espanhol desconhecido, estava prestes a ser vendida na Espanha por uma fração de seu real valor.

A pintura retratando Jesus Cristo em sofrimento, com uma coroa de espinhos, foi criada entre 1605 e 1609, pouco antes do falecimento de Caravaggio. Conforme repercutido pela CNN Brasil, especialistas acreditam que a obra que tenha sido propriedade do rei Filipe IV da Espanha.

“Agora podemos desfrutar plenamente de todas as nuances, todas as sutilezas, a enorme beleza que Caravaggio expressa por meio de sua versão do ‘Ecce Homo'”, afirmou David Garcia Cueto, que atua como chefe do departamento de pintura italiana e francesa pré-1800 do Museu do Prado, em Madri.

Outros detalhes

O novo proprietário, um colecionador internacional de arte que mora na Espanha, fechou um acordo com o museu para manter a obra de arte em exibição até outubro, podendo ser prorrogado, já que sua intenção é exibi-la permanentemente.

pintura Museu do Prado Caravaggio exibição recuperada Ecce Homo

Leia também

Participar de Gladiador 2 foi assustador para ator: 'Olham torto'


Estados Unidos: Mulher é presa ao soltar tarântula para expulsar inquilina


Brasileiro faz viagem de 14 mil km para não deixar carro de meio milhão


Especialista acredita que Kate Middleton pode fazer nova aparição


Morre aos 103 anos ex-combatente que lutou na Itália na Segunda Guerra


Após engano, jovem recebe pix de R$ 100 mil e devolve