PM pisou no pescoço da vítima durante operação - Divulgação / TV Globo
Brasil

PM que pisou em pescoço de mulher negra é absolvido pela Justiça Militar

Caso ocorreu na Zona Sul de São Paulo em maio de 2020

Redação Publicado em 24/08/2022, às 10h39

O soldado João Paulo Servato, quem foi flagrado pisando no pescoço de uma mulher negra durante uma ocorrência em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, foi absolvido pela Justiça Militar. O incidente se deu há dois anos, em 30 de maio de 2020, quando a vítima tinha 59 anos de idade.

Segundo informações do G1, também o cabo Ricardo de Morais Lopes, que acompanhou Servato na ocorrência, foi absolvido. A decisão, que se deu ontem, 23, foi tomada por um conselho de sentença formado por um juiz civil e quatro oficiais da Polícia Militar.

Conforme apurou o portal de notícias, somente o juiz civil José Alvaro Machado Marques e um dos oficiais da PM votaram à favor da condenação dos agentes.

O Ministério Público do Estado de São Paulo apontou durante o julgamento que o soldado Servato teria cometido os crimes de lesão corporal, abuso de autoridade, falsidade ideológica e inobservância de regulamento. Já o cabo Lopes era acusado de ter cometido os últimos dois crimes citados.

Vítima irá recorrer

O advogado da vítima, que classificou a absolvição como “absurda”, afirmou que irá recorrer da sentença. Já a defesa dos policiais declarou que seus clientes não cometeram crime algum. Uma nova audiência, na qual será feita a leitura e a publicação da sentença, foi marcada para o dia 30 deste mês. 

mulher PM Negra policial absolvido pescoço

Leia também

Documentário que expõe os segredos do Vaticano sobre OVNIs irá estrear em Cannes


'Los Colorado': Chapolin Colorado ganhará nova série animada


Estados Unidos: Bombeiros resgatam cadela presa dentro de parede


Viagem de Harry e Meghan à Nigéria deixou a família real ‘furiosa’, diz jornal


Estaleiro onde Titanic foi construído poderá ser fechado após mais de 160 anos


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais