Buenos Aires, capital da Argentina - Getty Images
Argentina

Presidente da Argentina propõe mudança de capital

Essa não é a primeira vez que políticos sugerem que Buenos Aires deixe de ser a capital do país; entenda

Penélope Coelho Publicado em 16/12/2021, às 14h12

Na última quarta-feira, 15, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, sugeriu que Buenos Aires deveria deixar de ser a capital do país. A justificativa seria reduzir as desigualdades de desenvolvimento territorial.

"Todos os dias penso se a capital da Argentina não deveria estar em um lugar diferente de Buenos Aires, para dar a ela todo o potencial que uma cidade capital gera em qualquer país", afirmou o político, em evento realizado na cidade argentina de Monteros.

Segundo informações da agência de notícias RFI, ao falar a respeito da questão, o presidente não deu uma sugestão de para qual lugar a capital deveria ser transferida, mas, pontuou a necessidade.

"Não seria a hora de começarmos a aceitar estes desafios e a pensar em como fazer isso enquanto sociedade?", questionou Alberto.

De acordo com a reportagem, essa não é a primeira vez que uma sugestão de troca de capital é colocada em pauta na Argentina. A descentralização do poder no país já é discutida há décadas.

Em 1986, o então presidente, Raúl Alfonsín, tentou colocar em prática um projeto para que a capital passasse para a cidade de Viedma, mas, não obteve sucesso. No ano de 2014, o deputado opositor, Alberto Asseff, também criou projeto de lei para mudança que não avançou.

Argentina notícias Buenos Aires Política mudança capital

Leia também

Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Criador de 'Bebê Rena' impediu os próprios pais de assistirem série