Imagem de Dorothy Hoffner após o pouso - Reprodução/Vídeo/X/@JakeSheridan_
Mundo

Prestes a entrar para o Guinness, paraquedista mais velha do mundo morre

Dorothy Hoffner pulou de uma altura de 4.100 metros, conquistando o título de pessoa mais velha do mundo a realizar o salto

Redação Publicado em 11/10/2023, às 14h53

Oito dias após saltar de paraquedas pela segunda vez, conquistando o recorde mundial de pessoa mais velha a realizar esta façanha, Dorothy Hoffner, faleceu aos 104 anos. A americana estava prestes a ter o nome eternizado no Guinness World Records (Livro dos Recordes) pelo salto realizado no dia 1° de outubro.

Joe Conant, enfermeiro e amigo de Hoffner, afirmou à ABC News que a mesma faleceu enquanto dormia nesta segunda-feira, 9, no lar de idosos onde residia, localizado em Brookdale Lake View, na cidade de Chicago. Conant também esclareceu que o corpo de Dorothy foi encontrado por colaboradores da casa de repouso.

Ela era incansável, simplesmente não parava. Não era alguém que tirava uma soneca à tarde, ou que não aparecia para os eventos, jantares ou qualquer outra coisa. Estava sempre lá, presente. Ela continuava a viver, sempre.”, afirmou Joe Conant à ABC News.

Salto histórico

Conforme repercutido pelo UOL, no último dia 1° de outubro, Hoffman realizou um salto duplo de paraquedas, que a coroou como a paraquedista mais velha do mundo. Neste dia, ela pulou de um avião que estava a 4.100 metros do chão no Skydive Chicago, em Illinois. 

Uma vez em terra firme, ela se mostrou entusiasmada ao conversar com a multidão que esperava para parabenizá-la e chegou a afirmar que “A idade é apenas um número. O que você tiver vontade de fazer, faça.” Lembrando que seu primeiro salto ocorreu aos 100 anos. 

Conant também esclareceu que está reunindo a documentação para enviar ao Guinness World Records e garantir que Hoffner receba sua certificação, mesmo que postumamente. O atual recorde foi estabelecido por Linnéa Ingegärd Larsson, da Suécia, que realizou o mesmo salto aos 103 anos, em maio de 2022. 

Em um comunicado conjunto, a Skydive Chicago e a Associação de Paraquedistas dos Estados Unidos prestaram suas homenagens a paraquedista.

Estamos profundamente tristes com o falecimento de Dorothy e nos sentimos honrados por fazer parte da transformação de seu salto de paraquedas em um recorde mundial. Dorothy nos lembra que nunca é tarde para viver a emoção de uma vida. Seremos eternamente gratos pelo fato de o paraquedismo ter feito parte de sua vida emocionante e bem vivida.” concluiu a nota. 
Estados Unidos paraquedas Chicago recorde falecimento salto Dorothy Hoffner

Leia também

Fotos inéditas da família real britânica serão exibidas no Palácio de Buckingham


Fotógrafo flagra maior tatu do mundo na Serra da Canastra, em Minas Gerais


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Ossadas carbonizadas são encontradas em fazenda de possível milícia do RJ


Ucrânia: Zelensky pretende convocar presidiários para guerra contra a Rússia


Eslováquia: Idoso acusado de tentar matar primeiro-ministro tem primeira audiência