Fotografia de Justin Trudeau em evento oficial - Getty Images
Canadá

Primeiro-ministro do Canadá critica vandalismos espalhados pelo país

Para Trudeau, a reação dos manifestantes é "inaceitável", apesar de "totalmente compreensível dada a vergonhosa história"

Pamela Malva Publicado em 03/07/2021, às 09h00

Nas últimas semanas, o Canadá foi abalado pela descoberta de centenas de túmulos não identificados em antigos internatos indígenas. Em resposta, protestos se espalharam pelo país e, na última sexta-feira, 02, o primeiro-ministro Justin Trudeau condenou as ondas de vandalismo promovidas pelos manifestantes.

Segundo o jornal The Guardian, um grupo de pessoas derrubou estátuas das rainhas Vitória e Elizabeth II, ambas na cidade de Winnipeg. No lugar da homenagem à primeira monarca, que marcou a história do Reino Unido com a Era Vitoriana, os manifestantes deixaram uma placa com os dizeres: "Já fomos crianças. Traga-os para casa".

Em recente coletiva de imprensa, contudo, o primeiro-ministro afirmou que "é inaceitável e errado que vejamos atos de vandalismo e incêndios provocados em todo o país, inclusive contra igrejas católicas". Ainda assim, Trudeau afirmou que entende "a raiva que existe contra o governo federal, contra instituições como a Igreja Católica".

Pensando na frustração dos manifestantes, todavia, o político afirmou que os atos são "totalmente compreensíveis dada a vergonhosa história", mas pontuou que os canadenses não devem cair na tentação do vandalismo, segundo o UOL.

Demonstrators toppled statues of Queen Victoria and Queen Elizabeth in Winnipeg this afternoon during rallies honouring the children discovered in unmarked graves on the sites of former residential schools over the past month. pic.twitter.com/Zx0aqPGcOW

— APTN News (@APTNNews) July 2, 2021

Manifestações

Na última quinta-feira, 01, o Dia Nacional do Canadá foi marcado pelos protestos, enquanto diversas cidades do país cancelaram as comemorações do feriado. No total, dez igrejas de Calgary foram vandalizadas pelos manifestantes.

Assim como o primeiro-ministro canadense, o governo britânico também respondeu aos claros ataques contra a influência da monarquia inglesa na colonização. Em nota oficial, representantes da Rainha Elizabeth II condenaram o vandalismo, mas também lamentaram as recentes descobertas feitas nos internatos do país.

"Nossos pensamentos estão com a comunidade indígena do Canadá depois destes trágicos descobrimentos (de túmulos), acompanhamos estes temas de perto e continuamos comprometidos com o governo do Canadá em assuntos indígenas", declarou a nota emitida pelo governo inglês.

colonização Indígenas Canadá notícia vandalismo Justin Trudeau

Leia também

Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Itália: Após 11 anos, autoridades identificam corpo de vítima de naufrágio


Salvador: Mãe de aluno ataca colégio por uso de livro antirracista


Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Walter Hertel, soldado da FEB na Segunda Guerra Mundial, morre aos 101 anos


Quem criou o famoso capacete verde e amarelo de Ayrton Senna?