Fotografia de Owen Hurcum - Getty Images
Reino Unido

Primeiro prefeito não binário é eleito em cidade no País de Gales

Aos 23 anos, Owen Hurcum não se identifica nem como homem, nem como mulher e é o político mais jovem a assumir o cargo

Pamela Malva Publicado em 24/05/2021, às 10h00 - Atualizado às 10h36

Pela primeira vez na história do País de Gales, um jovem que não se identifica como homem, nem como mulher, foi eleito para o cargo de prefeito de Bangor. E, como se tal conquista já não fosse o suficiente, Owen Hurcum ainda tornou-se o prefeito mais jovem da história do Reino Unido, ao conquistar a posição com apenas 23 anos.

Cursando mestrado em arqueologia na Universidade de Bangor, Owen é abertamente não binário, um grupo considerado como minoria na comunidade LGBT. Dessa forma, ele não se identifica com nenhum gênero do espectro entre o feminino e o masculino.

Segundo o G1, tudo começou quando Owen se mudou para Bangor a fim de completar sua carreira acadêmica. "Quando me mudei para cá, me apaixonei imediatamente e soube que nunca iria embora", narrou o jovem prefeito ao jornal galês "The National".

"Eu estava fechado, infeliz, confuso... E foi a comunidade de Bangor que me permitiu celebrar não apenas minha sexualidade", afirmou Hurcum. "Me deu a oportunidade e a capacidade de eu realmente florescer. Bangor significa tudo para mim.”

Different articles always go for different angles and I'm glad this article has a focus in how amazing Bangor is as a place and how supportive it has been for me. Equally good to see it touching upon the important continuing fight for equality 🏳️‍🌈 https://t.co/2AUW7VcNJj

— Owen J Hurcum 🏴󠁧󠁢󠁷󠁬󠁳󠁿🏳️‍⚧️🏳️‍🌈🇪🇺 (@OwenJHurcum) May 15, 2021

O problema é que muitos não apreciaram a conquista de Owen, mesmo que ele não seja o primeiro político a assumir a bandeira. Segundo a Vice, o primeiro prefeito não binário da história foi Tony Briffa, eleito em Hobsons Bay, na Austrália, entre 2010 e 2012.

Em entrevista à agência Reuters, Owen revelou que já recebeu diversos comentários de ódio nas redes sociais, além de ameaças de morte. "Eu li tantos que estou praticamente insensível”, lamentou. Ainda assim, o novo prefeito faz questão de encaminhar todas as ameaças para a polícia. "Eu não deixo pra lá."

Com a eleição, Owen passou a enxergar seu novo cargo como "uma representatividade que muitas vezes não existe para pessoas não-binárias". Sendo assim, ele espera mudar a percepção das pessoas em torno do assunto. Afinal, "tem sido o povo de Bangor que me deixou ser eu mesmo" e ele deseja retribuir o carinho.

Reino Unido sexualidade notícia País de Gales gênero LGBT prefeitura Não Binário Owen Hurcum

Leia também

Narrador que presenciou acidente de Senna revela bastidores da tragédia: ‘Clima de morte’


Maior rival de Senna, Alain Prost posta homenagem ao piloto que faleceu há 30 anos


Madeleine McCann: mensagem deixada por amigo de suspeito mudou rumo das investigações


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Criador de 'Bebê Rena' impediu os próprios pais de assistirem série