Land Rover utilizada no velório do príncipe - Getty Images
Família Real Britânica

Príncipe Philip escolheu carro utilizado em funeral

O príncipe passou 16 anos adaptando um modelo para levar seu caixão em seu funeral e que também pudesse ser utilizado para caça esportiva

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 17/04/2021, às 12h20 - Atualizado às 12h21

O príncipe Philip sempre admirou os carros da Land Rover e declarou em vida que queria ter seu caixão carregado por um veículo da marca até o Castelo de Windsor, onde ocorreria seu velório. Conforme repercutido pelo site da Revista Quatro Rodas, o automóvel utilizado na cerimônia, que ocorre neste sábado, 17, é feito sob medida para o consorte.

Foram 16 anos, a partir de 2003, desenvolvendo o modelo exclusivo para o duque de Edimburgo, que queria não apenas um carro que servisse para seu funeral, mas que também pudesse ser utilizado para caça esportiva, prática que marcou sua trajetória.

Foi o próprio marido da rainha quem decidiu que era preciso redimensionar a caçamba para que seu caixão coubesse perfeitamente.

O veículo utilizado trata-se, portanto, de uma versão modificada do modelo Defender 130, uma picape estendida com rodas militares de aço e em cor verde, muito semelhante aos jipes britânicos da Segunda Guerra Mundial

A Land Rover é a fornecedora de veículos oficial da família real desde a década de 1950, por decisão do então rei George VI.

Sobre Philip

Nascido em 10 de junho de 1921, o Príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca, teve uma infância errante e conturbada, na juventude, ele descobriu sua vocação quando entrou para a Marinha britânica.

O homem se casou com a então princesa Elizabeth em 1947, na ocasião, continuou seu trabalho como militar, mas, renunciou ao cargo após a esposa assumir o trono britânico, em 1952.

O relacionamento rendeu quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Philip tinha oito netos e iria completar 100 anos em junho.

rainha carro funeral príncipe philip velório escolheu Land Rover

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!