Joe Biden e Vladimir Putin - Getty Images
Rússia

Putin é um ‘criminoso de guerra’, diz Biden

O presidente dos EUA usou a linguagem pela primeira vez para condenar o líder russo, em uma retórica considerada ‘inaceitável e imperdoável’ pelo Kremlin

Redação Publicado em 17/03/2022, às 09h45

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou pela primeira vez o líder russo Vladimir Putin de “criminoso de guerra” em meio ao conflito da Rússia com a Ucrânia, que vem gerando tensões entre as duas nações.

A fala aconteceu na quarta-feira, 16, quando Biden foi questionado por um repórter em Washington: "Senhor presidente, depois de tudo o que vimos, você está pronto para chamar Putin de criminoso de guerra?"

De imediato, o presidente respondeu que não, mas depois mudou a resposta. “Acho que ele é um criminoso de guerra", afirmou, como reportou a BBC News.

Mais tarde, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, declarou que o líder americano estava “falando com o coração” e que “as observações do presidente falam por si mesmas”. Ela também ressaltou que a investigação sobre crimes de guerra está em andamento.

A declaração de Biden, no entanto, foi condenada pela Rússia. "Acreditamos que tal retórica é inaceitável e imperdoável por parte do chefe de Estado, cujas bombas mataram centenas de milhares de pessoas em todo o mundo", disse o porta-voz Dmitry Peskov à agência de notícias estatal russa Tass.

História Rússia Vladimir Putin Ucrânia Invasão conflito notícia Joe Biden

Leia também

Obras perdidas dos Irmãos Grimm são descobertas na Polônia


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Padre rouba mais de 200 mil reais da igreja para gastar em jogos de celular


Casal escreve declaração de amor em placa turística e acaba preso em Goiânia


11 de setembro: Cenas inéditas do atentado podem aparecer no novo filme de Coppola


Imagem mais nítida de nebulosa Cabeça de Cavalo é registrada por James Webb