Imagem da carta e Carlos V - Divulgação/Bibliothèque Stanislas de Nancy e Domínio Público
Carlos V

Quase 500 anos depois, carta de Carlos V é decifrada por pesquisadores

A carta foi escrita por Carlos V ao seu embaixador na França, em 1547

Isabelly de Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/11/2022, às 19h55

Uma carta escrita em 1547 por Carlos V ao seu embaixador na França foi decifrada por quatro pesquisadores franceses. A descoberta coloca em foco as relações entre o Sacro Império Romano e o reino liderado por Francisco I. O episódio foi amplamente repercutido em novembro do ano passado.

O trabalho dos criptógrafos do Laboratório de Pesquisa em Ciência da Computação e suas Aplicações (LORIA, na sigla em inglês) junto a um historiador da Universidade da Picardia durou cerca de 6 meses. A informação foi confirmada por especialistas em Nancy, no leste da França.

A carta estava no acervo da biblioteca municipal Stanislas, em Nancy. A criptógrafa do LORIA, Cécile Pierrot ouviu falar do documento criptografado por acaso, em um jantar. A primeira vez que viu o documento foi no final de 2021, e estava endereçada ao seu embaixador, Jean de Saint-Mauris.  

Para acelerar o trabalho, ela, Pierrick Gaudry e Paul Zimmermann, outros dois pesquisadores, decidiram usar computadores, mas isso não incluía inteligência virtual.

Código diferente

Segundo os pesquisadores, o código usado por Carlos V é diabólico: além de muitos símbolos, "palavras inteiras são criptografadas com um único símbolo" e as vogais precedidas por uma consoante são marcadas com diacríticos, explica Pierrot, segundo a AFP, via Uol. Outro elemento curioso é o uso de “símbolos nulos”, utilizados para enganar quem tentasse decifrar o código.

A carta, quando decifrada, "confirma o estado bastante degradado” das relações entre o Sacro Imperador Romano Carlos V em 1547 e Francisco I da França. A especialista em criptografia Camille Desenclos explica que, três anos antes eles haviam assinado um tratado de paz. Ambos mantiveram uma “desconfiança” recíproca e procuravam enfraquecer reciprocamente.

Outra informação chama a atenção: "Um boato de uma conspiração para assassinar Carlos V que estava sendo arquitetada na França", disse Desenclos. "Não se sabia muito" sobre isso. Os pesquisadores agora esperam identificar mais cartas do imperador e seu embaixador na Europa.

carta símbolos documento pesquisadores Embaixador decifrar 500 'Carlos V'

Leia também

Funcionário de aeroporto na Indonésia despenca de escada de desembarque


Holandesa de 29 anos consegue direito a eutanásia por sofrimento mental


Em um desafio, adolescente come chip de pimenta e morre nos EUA


Após show de Madonna, areia de Copacabana é vendida como item raro na internet


Colônia de Roanoke: Arqueólogos lançam nova luz sobre a misteriosa história


Após ficar 10 horas desaparecida, idosa é resgatada em bueiro