O aplicativo da rede social Parler em loja da Google - Divulgação
Tecnologia

Recomendada por Trump, rede social Parler é desativada da internet

Acusada de fazer vista grossa contra publicações que incitam a violência, a plataforma já havia sido suspensa das lojas virtuais da Apple, Amazon e Google

Fabio Previdelli Publicado em 11/01/2021, às 13h03

Após a Apple e a Amazon suspenderem o aplicativo de suas lojas virtuais e serviços de hospedagem no último sábado, 9, a Parler sofreu mais um duro golpe nesta segunda-feira, 11. Isso porque, a rede social foi desativada. As informações foram divulgadas pelo G1

De acordo com o site Down For Everyone Or Just Me, que monitora possíveis erros de conexão em páginas da internet, a Parler foi desativada pouco depois da meia-noite. Segundo a France Presse (AFP), isso pode sugerir que seus donos não conseguiram nenhum outro provedor para hospedar o serviço.  

Em uma série de publicações, Jonh Matze, fundador da rede social, disse, no sábado, que a partir do dia seguinte seu aplicativo não estaria mais disponível. Segundo ele, gigantes da tecnologia estão em uma “guerra contra a liberdade de expressão”. 

A Apple, Google e Amazon alegaram que a rede social não tomou as medidas necessárias para evitar a propagação de postagens falsas e de apoiadores de Trump que incitavam a violência após a invasão ao Congresso norte-americano.  

"Suspendemos a Parler na App Store até que eles resolvam esses problemas", informou a Apple que tinha dado 24 horas para a plataforma apresentar um plano detalhado de moderação. Já a Amazon suspendeu a rede social de sua unidade Amazon Web Services (AWS) por violar os termos de serviço e ser incapaz de lidar com o aumento de conteúdos violentos e que incitam o ódio.  

Após ter suas contas banidas das redes sociais, Donald Trump havia notificado seus seguidores para uma possível migração para a Parle. Pouco depois, o presidente Jair Bolsonaro fez o mesmo, convidado todos de seu Instagram a conhecerem a nova plataforma.  

Estados Unidos Donald Trump notícias violência Discurso de Ódio rede social Aplicativo banimento Parler

Leia também

Pesquisadores recriam em 3D rosto de mulher neandertal de 75 mil anos atrás


Maldição por trás da abertura da tumba de Tutancâmon é desvendada


Pesquisadores relacionam descobertas na Cidade de Davi a evento bíblico


Mistério mesopotâmico de 2,7 mil anos pode ter sido desvendado


Arte original de capa do primeiro 'Harry Potter' será leiloada


Javier Milei, presidente da Argentina, clonou seus cachorros? Entenda!